Economia

Marinha segue Anvisa, não o negacionismo de Bolsonaro

O Comando da Marinha não segue a postura negacionista do comandante-em-chefe das Forças Aramadas, o presidente Jair Bolsonaro. A Marinha, portanto, nos despachos, determina prevenção contra pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O chefe do Planalto, por sua vez, mantém atitudes assumidas desde março de 2020. Ontem (12/12), por exemplo, na Bahia, fez nova pregação pela não vacinação e de incentivo às aglomerações.

O vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, no Despacho MB Nº 11A, de 07/12, deixa muito clara a observância às recomendações preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU) e autoridades sanitárias brasileiras. Ao autorizar, então, o atracamento, em fevereiro de 2022 do veleiro “BAP Unión”, da Marinha de Guerra do Peru, em portos de Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), o oficial superior foi incisivo. “Por oportuno, no que diz respeito ao desembarque da tripulação e convívio social, esses estarão sujeitos às normas sanitárias locais vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita”.

Violência contra imprensa se repete

Seguranças e militantes do presidente, mais uma vez, repetiram ontem (12/12) atitudes de violência contra imprensa. Desta vez, agressões à equipe de jornalismo de afiliada à TV Globo. A emissora, portanto, tem sido maior alvo dessas agressões. Além disso, os seguidores de Bolsonaro preferem agredir jornalistas mulheres. Ou seja, dão sequências às atitudes verbais do presidente.

MATÉRIA RELACIONADA:

Outro oficial da Marinha incomoda Planalto

Diretor-presidente da Anvisa, médico Barros Torres, também é alto oficial da Marinha – Crédito: Reprodução/TV Senado

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um contra-almirante da Marinha, o médico Antônio Barra Torres. Ele tomou posse, em 04/11/2020. Entretanto, desde o final de 2019 estava como interino. Mas, apesar de militar, Barra Torres, virou um estorvo para Bolsonaro à frente da Agência. São inúmeras posições contrárias ao presidente, como, por exemplo, a exigência do passaporte vacinal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

No cargo além do mandato de Bolsonaro

O presidente da Anvisa tem mandato até 21/12/2024., portanto, ultrapassará a temporada do atual Governo. O oficial ingressou na Marinha em 1987. Em 2015, foi promovido a vice-almirante, ou seja, à terceira maior patente na Marinha.

Experiência civil e na Marinha

Barra Torre é formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, do Rio, com residência em cirurgia vascular no Hospital Naval Marcílio Dias. Na atividade civil, atuou como instrutor na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (RJ). Como médico militar, dirigiu o Centro de Perícias Médicas da Marinha e do Centro Médico Assistencial da Marinha.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Indignação dedicada ao Zema e o jabá dos juízes

A banda boa da sociedade cultural brasileira comemorou, nesta semana, o alcance da união de…

19 horas atrás

Zema fixa em R$ 59 bi valor da Codemig para abater na dívida

Às vésperas de definir as estatais a serem federalizadas na operação de renegociação da dívida…

2 dias atrás

Mariana amplia coleta e avança no tratamento de esgoto

O município de Mariana está realizando a ampliação de seu sistema de esgotamento sanitário, como…

2 dias atrás

Sabesp contrata escudo em dólar; privatização

Diante das incertezas com as variações cambiais, em função da crise no Oriente Médio, a…

3 dias atrás

Pressão da sociedade faz Fiemg desistir

O “acordo” entre a Codemig (Governo de MG) e Sesi MG (Sistema Fiemg), que transferia…

4 dias atrás

Pesquisa: setor de serviços é o mais endividado em BH e em MG

As empresas de BH encerraram o ano de 2023 menos endividadas em comparação com as…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!