Política

Após tentativas frustradas, outra filiação de Bolsonaro sobe no telhado

Mais um imbróglio na trajetória política e partidária de Bolsonaro. Parece que sua filiação ao PL, se não melou, subiu no telhado pelo menos. Ele quer entrar em um partido e chegar mandando, com a porteira fechada e controlada por ele. Ou seja, quer ter o controle dos rumos do partido a partir daí, e não é pelo fato e do poder de quem é um presidente da República. É porque ele não dá conta da convivência pacífica e democrática.

Quem faz aliança com Bolsonaro deveria saber que ele cobra 100 por cento de fidelidade e não aceita divergências, muito menos críticas. É como tem demonstrado no governo, um estilo autoritário que não aceita ser contrariado. Quem não reza da cartilha dele já sabe o que acontece, não fica por perto muito menos em seu governo.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deve saber disso, ainda assim, estava apostando na possibilidade de filiação dele. Claro, por sua natureza, o PL pretende ficar sempre à sombra do poder. Há informações de que ele e Bolsonaro trocaram intensas mensagens no final de semana e a conversa não teria acabado bem; fala-se até em ofensas, o que não é seria surpreendente. Daí, o adiamento do ingresso do presidente no PL, ou cancelamento.

Experiências malsucedidas

Já aconteceu assim com outros partidos. Primeiro, foi o PSL, que abrigou sua candidatura presidencial passada. Desentendeu-se e saiu. Como está sem partido, ensaiou criar o próprio, que teria o nome de Aliança Brasil. Não conseguiu. Tentou ir para o Patriota, o que provocou crises internas, desfiliações, seu filho filiou-se, mas ele não. Depois, vieram PP, agora o PL. Em resumo, não tem identidade partidária nem programática. Trata o partido como legenda de aluguel para abrigar uma candidatura sua.

A primeira controvérsia com o PL, e motivo do adiamento e da conversa ruim com Costa Neto, estaria em São Paulo, onde esse partido é aliado e apoiador do governador João Dória. Como sabido, o tucano João Dória, hoje, é inimigo de Bolsonaro. Bolsonaro não tem adversários ou rivais; quem está nessa categoria vira inimigo dele diante de seu perfil autocrático, como já observado.

Em São Paulo, o PL estaria apoiando o pré-candidato de Dória a governador, Rodrigo Garcia, atual vice dele, além de ter cargos no governo estadual.

Acerto difícil com partido estruturado

Tudo somado, dá para adiantar que a costura com Bolsonaro é muito difícil para partidos com alguma estrutura e interesses regionais construídos. Seria mais fácil para ele criar o próprio partido ou entrar em uma legenda menor. A filiação ao PL, se acontecer, será marcada por turbulências.

Se há conflitos por ali nessa possível aliança, de outro lado, Bolsonaro recebeu em Dubai, onde está chefiando comitiva empresarial, homenagens. Partiu da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e do governador Romeu Zema (Novo) o agrado com um jantar à brasileira. Sinalizando que a Fiemg e o governador estão fechados com Bolsonaro. Devem saber que ele aprova o aplauso e que não aceita divergências.

LEIA MAIS: Bolsonaro vai discutir mudança de nome do PSL e expurgo no partido

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Zema fixa em R$ 59 bi valor da Codemig para abater na dívida

Às vésperas de definir as estatais a serem federalizadas na operação de renegociação da dívida…

7 horas atrás

Mariana amplia coleta e avança no tratamento de esgoto

O município de Mariana está realizando a ampliação de seu sistema de esgotamento sanitário, como…

9 horas atrás

Sabesp contrata escudo em dólar; privatização

Diante das incertezas com as variações cambiais, em função da crise no Oriente Médio, a…

1 dia atrás

Pressão da sociedade faz Fiemg desistir

O “acordo” entre a Codemig (Governo de MG) e Sesi MG (Sistema Fiemg), que transferia…

2 dias atrás

Pesquisa: setor de serviços é o mais endividado em BH e em MG

As empresas de BH encerraram o ano de 2023 menos endividadas em comparação com as…

2 dias atrás

Subsecretaria reage à interferência e racha cúpula da Fazenda

Diante do silêncio do secretário Luiz Claudio Gomes, parte da cúpula da Secretaria da Fazenda…

2 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!