Veja quais são 21 sindicalistas ‘cassados’ por Zema por fazerem oposição Veja quais são 21 sindicalistas ‘cassados’ por Zema por fazerem oposição

Veja quais são os 21 sindicalistas ‘cassados’ por Zema por fazerem oposição

  • por | publicado: 24/11/2021 - 15:56 | atualizado: 30/11/2021 - 12:19

Zema contradiz a cartilha e usa cargos para fazer política, foto Gil Leonardi/ImprensaMG

O site ALÉM DO FATO obteve com exclusividade a lista da Secretaria de Planejamento do Estado que cassa a licença de 21 sindicalistas. A decisão vigora a partir do próximo dia 6 de dezembro, segundo a secretária Luísa Barreto. A maioria dessas lideranças sindicais está sendo punida por fazer oposição ao projeto do governador Romeu Zema (Novo) de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Esse programa é do governo federal e impõe duras exigências ao Estado que aderir, como venda de suas empresas estatais, no caso a Cemig e a Copasa. Além disso, congela reajuste de salários dos servidores e progressão nas carreiras públicas pelo mesmo período de adesão, ou seja, nove anos.

Sem investimentos ou autonomia

Nesse período, o Estado não poderá fazer investimentos ou criar novas despesas sem autorização de um comitê federal, comandado pelo Ministério da Economia. A Secretaria da Fazenda, autora do projeto, contesta que o Estado irá perder a autonomia administrativa.

O projeto está com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa, porque os deputados não estão convencidos da necessidade do projeto que é destinado a estados quebrados. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 77), protocolada na Assembleia, por 25 deputados, vai resgatar o direito de atuação sindical, conforme a Constituição Federal.

Veja a lista das lideranças sindicais punidas:

Lista enviada pela Secretaria de Planejamento às secretarias de origem dos sindicalistas

LEIA MAIS: Zema cassa licença de sindicalistas contrários ao regime de recuperação fiscal

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments