Política

Zema pode sair do partido Novo para manter aliança com Bolsonaro

A situação política do governador Romeu Zema vai ficando delicada dentro de seu partido. Como se sabe, elegeu-se pelo Partido Novo, mas vinculou seu nome, na reta final, ao do então candidato Jair Bolsonaro (ex-PSL). Foi um claro e explícito ato de infidelidade partidária, que lhe trouxe desgastes, já que o Novo tinha como candidato o empresário João Amoêdo, que comandava a legenda. De lá pra cá, reforçou a aliança com o presidente na gestão e quer mantê-la para tentar a reeleição no ano que vem.

A ousadia eleitoral garantiu-lhe a vitória surpreendente, mas rendeu alguns desgastes partidários internos. Tem sobrevivido a eles, assim como as divergências. Tanto é que o partido chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal, no início de 2020, contra reajuste diferenciado que Zema tentou dar aos policiais mineiros. Era de 42%, mas o governador recuou para 13%.

Vice-governador deixou o partido

Por conta dessa trombada, o vice-governador Paulo Brant deixou o partido, mas Zema nada fez. Ficou em silêncio. Outro dia, ele defendeu mudanças na forma de financiamento eleitoral dentro do partido, que não aceita o fundo público, e não conseguiu audiência.

O Novo chegou a expulsar um ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles, do Meio ambiente, por sua desastrosa atuação. Amoêdo deixou a presidência do Novo e, hoje, defende o impeachment de Bolsonaro. Se a tese crescer dentro do partido, Zema viverá novo dilema. Voltar a ficar em silêncio ou fazer como fez seu vice, sair do Novo, e procurar outro já que, em 2022, precisará de legenda para disputar a reeleição ao Governo de Minas. E mais, como deverá manter a aliança com Bolsonaro, poderá migrar para o mesmo partido que o presidente se filiar.

Polarização à vista

Seu principal adversário político, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), admite ser candidato e faz, todo o tempo, contraponto ao estilo de Bolsonaro e de Zema. Tudo indica que se desenha aí uma polarização entre Zema e Kalil: um bolsonarista e antibolsonarista. Ou ainda, Zema pode jogar a tolha e largar tudo. Afinal, seu grupo empresarial faturou no ano passado nada menos do que R$ 1 bilhão, de acordo com o jornal Valor Econômico.

LEIA MAIS: Kalil lucra, e Zema ignora ação para eleger mineiro na chefia do Senado

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Parabéns, Zema, você está certíssimo! Esteve sempre com a consciência tranquila, está tirando Minas Gerais do buraco e da corrupção deixada pelo PT e vai longe na política séria, com certeza. E considere que NUNCA PRECISOU DISSO, pois, tem fortuna própria e honesta.

  • ai zema, na luta como sempre e de braços estendidos.... com o pires na mão, o politico prevaricador, péssimo gestor, um gamba cheira o outro, vai logo zema, mas o que eu acho mesmo é que seus devaneios políticos se encerram no próximo pleito

    • O Zema é um ótimo vendedor de eletrodomésticos, mas como governador é uma vergonha para Minas GERAIS. Apoia o miliciano capitão cloroquina, afinou para a policia. Zema as lojas Zema precisam de vc. Deixe o governo de Minas para alguém que honre as nossas tradições. Zema não passa de um banana.

    • Péssimo gestor?? Empresas do cara fatura 1 bi e ele eh péssimo gestor????? Kkkkk kkkkk eh cada uma que a gente lê nessa internet kkkkj

  • Vai voltar pra Araxá, aquela cidade linda. Vai vender ventilador em 82 parcelas, com aquele juros camaradas...

  • Pisa na garganta dos esquerdopatas acéfalos zema!!! Parabéns pelo excelente trabalho... chorem abutres comedores de carniça adoradores do bandido sem dedo

  • eu e minha familia toda votou nessa fdp desse governador, e olha o que ele fez? nada, outro pimentel!! Vamo kalil, meu voto será seu!

Posts Relacionados

Lula faz proposta para dívida de Minas, mas a gestão é o problema

Na área pública, o problema sempre foi de gestão. Consecutivos governos estaduais sempre descontinuaram projetos…

1 dia atrás

Vale e CSN levam dividendos da MRS para dezembro

Os acionistas da MRS Logística S.A., do setor ferroviário, só receberão os dividendos do resultado…

2 dias atrás

Plano Safra e tratores elétricos na Agrishow

Em 2023, para o Plano Safra 2023/2024, entidades do agricultores pediram ao Governo R$ 402…

2 dias atrás

Alpargatas cobre prejuízo com as reservas

A Alpargatas, dona dos negócios da marca Havaianas e controlada das famílias Setúbal e Moreira…

3 dias atrás

Sindifisco-MG aciona OAB no combate à sonegação fiscal

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) vai firmar, no…

3 dias atrás

Ingerência de Zema na Fapemig abre guerra com a ciência

O mundo da ciência e o da academia estão em pé de guerra com o…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!