A companhia portuguesa está autorizada a criar rotas regulares de passageiros para o Brasil - Crédito: Reprodução/Facebook
Enquanto Azul e Gol tentam estancar os rombos em seus caixas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza mais uma concorrente internacional a ter voos regulares de passageiros para o país. A Portaria 16.300, publicada nesta quinta (06/02), autoriza a EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A., de Portugal, a “operar serviço de transporte aéreo internacional regular com origem e/ou destino no Brasil”.
Cria, então, rota oposta ao Governo Lula, que tenta salvar as suas aéreas brasileiras, que operam também voos internacionais.
Em nota, a ANAC detalha que esse “serviço” é para o deslocamento de “passageiros e cargas com origem e/ou destino em território brasileiro”. Acrescenta que EuroAtlantic Airways, com base no Aeroporto de Lisboa, opera voos charter para o país e trata-se, portanto, de uma expansão, “com a possibilidade de oferecer ligações frequentes entre Brasil e Europa”.
“A autorização da EuroAtlantic Airways reforça o compromisso da Anac em ampliar a oferta de transporte aéreo no Brasil, promovendo a concorrência e proporcionando mais opções para os passageiros e o setor logístico”, acentua a agência. As rotas e frequências dos voos serão definidas entre a companhia e as concessionárias operadoras dos aeroportuários.
A chegada da EuroAtlantic Airways não terá, todavia, mesma receptividade das companhias brasileiras dedicada pela Anac. Principalmente da parte da dupla Azul-Gol. Com as finanças na bacia das almas, as duas voam atrás de sustentação. Além dos próprios meios, apostam na fusão das operações proposta pelo Governo Lula.
Detalhe à parte nessa história: Azul tem R$ 1,2 bilhão a receber da Tap Air Portugal (TAP).
Leia a íntegra da Portaria da ANAC. (Ministério dos Portos e Aeroportos). Acesse o conteúdo do link entenda a situação:
Azul, sem a pompa do marketing anterior, de “maior companhia aérea do Brasil em número…
Ou o mosaico do Lula-3 rejuntado por Luiz Carlos Azedo, em tratado com pizza. Acabo…
A Klabin S.A. recebeu primeira parcela, R$ 800 milhões, de uma Timber Investment Management Organization…
Ícone da aviação comercial internacional, a Pan American World Airways, ou simplesmente Pan Am, penou…
Embora tenha ficado lá por seis anos, o ex-marqueteiro de Zema Leandro Grôppo tem dito…
Com argumentos contraditórios, o governo Zema troca o comando da estatal do nióbio, tida como…