Economia

ANAC atravessa EuroAtlantic Airways na pista da Azul e Gol

Enquanto Azul e Gol tentam estancar os rombos em seus caixas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza mais uma concorrente internacional a ter voos regulares de passageiros para o país. A Portaria 16.300, publicada nesta quinta (06/02), autoriza a EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A., de Portugal, a “operar serviço de transporte aéreo internacional regular com origem e/ou destino no Brasil”.

Cria, então, rota oposta ao Governo Lula, que tenta salvar as suas aéreas brasileiras, que operam também voos internacionais.

Em nota, a ANAC detalha que esse “serviço” é para o deslocamento de “passageiros e cargas com origem e/ou destino em território brasileiro”. Acrescenta que EuroAtlantic Airways, com base no Aeroporto de Lisboa, opera voos charter para o país e trata-se, portanto, de uma expansão, “com a possibilidade de oferecer ligações frequentes entre Brasil e Europa”.

“A autorização da EuroAtlantic Airways reforça o compromisso da Anac em ampliar a oferta de transporte aéreo no Brasil, promovendo a concorrência e proporcionando mais opções para os passageiros e o setor logístico”, acentua a agência. As rotas e frequências dos voos serão definidas entre a companhia e as concessionárias operadoras dos aeroportuários.

A chegada da EuroAtlantic Airways não terá, todavia, mesma receptividade das companhias brasileiras dedicada pela Anac. Principalmente da parte da dupla Azul-Gol. Com as finanças na bacia das almas, as duas voam atrás de sustentação. Além dos próprios meios, apostam na fusão das operações proposta pelo Governo Lula.

Detalhe à parte nessa história: Azul tem R$ 1,2 bilhão a receber da Tap Air Portugal (TAP).

Leia a íntegra da Portaria da ANAC. (Ministério dos Portos e Aeroportos). Acesse o conteúdo do link entenda a situação:

Azul busca céu de brigadeiro; até R$ 6,1 bi

Governo Lula remenda asas da Gol e Azul

Nairo Alméri

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