Imagem ilustrativa de um jato executivo modelo Legacy, durante apresentação em feira de Orlando, na Flórida (EUA) - Crédito: Embraer/Lançamento
Há certa frequência nas emissões de Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) para os aviões montados pela Embraer S.A. Entretanto, pouca mídia envolve tal assunto. A emissão de uma DA, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac – Ministérios dos Portos e Aeroportos), tem a função de apontar existência de deficiência de segurança.
Essa deficiência pode estar em diversos itens, como, por exemplo, na configuração do modelo, motor, aviônicos etc. Portanto, deve ser corrigida.
No último dia 14/11, a ANAC “tornou pública” a DA N° 2023-08-03R01- EMBRAER / 39-1535. O expediente relaciona problema nos modelos EMB-545 e EMB-550. São jatos executivos Legacy, respectivamente, para o transporte de até 10 pessoas (2 tripulantes), e, 12 pessoas (2 tripulantes).
A diretriz é o conteúdo da Portaria 13.106/SAR, assinada, em 10/11, pelo Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR), Roberto José Silveira Honorato. Alerta, portanto, que os Legacy EMB-545 e EMB-550 apresentam anomalias no “Sistema: janelas laterais da cabine de comando”. A Portaria informa que a DA 03R01 foi emitida em 01/11 e efetivada em 02/11.
O ALÉM DO FATO buscou detalhes junto à Embraer, via e-mail, em 16/11, às 13h29. E, diante da ausência de retorno, reapresentou em 16/11, às 09h06. No dia 17/11, às 13h49, integrante da Assessoria de Imprensa da Embraer, respondeu, mas com um questionamento: “Recebi sua solicitação e queria saber qual é seu deadline?”. Foi informada de que seria até às 16h. Todavia, não houve mais contato.
O leque dos problemas na montagem da Embraer pode ser medido, por exemplo, pela DA N°: 2020-01-02R1, com efetividade 18 de julho passado. A gravidade aparece de cara, no preâmbulo: “Nenhuma aeronave à qual se aplica esta DA pode ser operada exceto após o cumprimento da mesma dentro dos prazos nela estabelecidos.” (sic).
O expediente foi baixado pelo superintendente substituto da SAR, Marco Aurélio Bonilauri Santin. A “aplicabilidade” da referida DA abrangeu modelos da família ERJ 170-100 e ERJ 170-200 e da ERJ-190-100 e ERJ 190-200.
O “motivo” para edição da referida DA é justificado em dois parágrafo. Aponta, portanto, situação de gravidade:
“Foram constatados casos de trincas nos olhais de fixação inferiores dos pilones dos motores do lado esquerdo (Left Hand Side-LH) e direito (Right Hand SideRH), que podem causar a perda da integridade dos pilones dos motores. A perda da integridade dos pilones dos motores pode resultar na separação dos motores das asas afetando a controlabilidade do avião e/ou causar lesões a pessoas em solo”.
“Como esta condição pode ocorrer em outros aviões do mesmo tipo e afeta a segurança de voo, é requerida a adoção de uma ação corretiva e, portanto, fica configurada a causa justa para impor o cumprimento destes requisitos no prazo estabelecido.” (sic). Negritos são nossos.
“Pilones” são estruturas que seguram os motores nas asas dos aviões. Leia a íntegra da DA 02RI.
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