Economia

ANAC manda Embraer reparar janelas do Legacy

Há certa frequência nas emissões de Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) para os aviões montados pela Embraer S.A. Entretanto, pouca mídia envolve tal assunto. A emissão de uma DA, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac – Ministérios dos Portos e Aeroportos), tem a função de apontar existência de deficiência de segurança.

Essa deficiência pode estar em diversos itens, como, por exemplo, na configuração do modelo, motor, aviônicos etc. Portanto, deve ser corrigida.

No último dia 14/11, a ANAC “tornou pública” a DA N° 2023-08-03R01- EMBRAER / 39-1535. O expediente relaciona problema nos modelos EMB-545 e EMB-550. São jatos executivos Legacy, respectivamente, para o transporte de até 10 pessoas (2 tripulantes), e, 12 pessoas (2 tripulantes).

Problema nas cabines dos jatos

A diretriz é o conteúdo da Portaria 13.106/SAR, assinada, em 10/11, pelo Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR), Roberto José Silveira Honorato. Alerta, portanto, que os Legacy EMB-545 e EMB-550 apresentam anomalias no “Sistema: janelas laterais da cabine de comando”. A Portaria informa que a DA 03R01 foi emitida em 01/11 e efetivada em 02/11.

Embraer silenciou

O ALÉM DO FATO buscou detalhes junto à Embraer, via e-mail, em 16/11, às 13h29. E, diante da ausência de retorno, reapresentou em 16/11, às 09h06. No dia 17/11, às 13h49, integrante da Assessoria de Imprensa da Embraer, respondeu, mas com um questionamento: “Recebi sua solicitação e queria saber qual é seu deadline?”. Foi informada de que seria até às 16h. Todavia, não houve mais contato.

Riscos de “separar” motores das asas nos jatos ERJ 170 e 190

O leque dos problemas na montagem da Embraer pode ser medido, por exemplo, pela DA N°: 2020-01-02R1, com efetividade 18 de julho passado. A gravidade aparece de cara, no preâmbulo: “Nenhuma aeronave à qual se aplica esta DA pode ser operada exceto após o cumprimento da mesma dentro dos prazos nela estabelecidos.” (sic).

O expediente foi baixado pelo superintendente substituto da SAR, Marco Aurélio Bonilauri Santin. A “aplicabilidade” da referida DA abrangeu modelos da família ERJ 170-100 e ERJ 170-200 e da ERJ-190-100 e ERJ 190-200.

O “motivo” para edição da referida DA é justificado em dois parágrafo. Aponta, portanto, situação de gravidade:

“Foram constatados casos de trincas nos olhais de fixação inferiores dos pilones dos motores do lado esquerdo (Left Hand Side-LH) e direito (Right Hand SideRH), que podem causar a perda da integridade dos pilones dos motores. A perda da integridade dos pilones dos motores pode resultar na separação dos motores das asas afetando a controlabilidade do avião e/ou causar lesões a pessoas em solo”.

“Como esta condição pode ocorrer em outros aviões do mesmo tipo e afeta a segurança de voo, é requerida a adoção de uma ação corretiva e, portanto, fica configurada a causa justa para impor o cumprimento destes requisitos no prazo estabelecido.” (sic). Negritos são nossos.

“Pilones” são estruturas que seguram os motores nas asas dos aviões. Leia a íntegra da DA 02RI.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SAA volta no pacote Brics do Lula – 2023

Embraer enxuga Aviação Comercial: ainda efeito Boeing – 2022

Em caso de resposta da Embraer, a notícia será atualizada.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

2 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

2 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

7 dias atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

1 semana atrás

Embraer reduzirá 10% nas entregas

A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…

1 semana atrás

Lula: Bolsonaro seria mais fácil de ser batido em 2026

Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!