Economia

Anonymous ameaça Vale; tragédia Mina Córrego do Feijão

O grupo hackers Anonymous Brasil invadiu, na terça (21/12), o site da Prefeitura de Brumadinho (MG) e deixou mensagem (vídeo de 2’20”) com ameaças à Vale S/A. O motivo é a contrariedade com a postura da Justiça, por não haver condenado culpados pela tragédia na Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019. O rompimento de barragem de rejeitos de minério de ferro da Vale causou 270 mortes. Além disso, houve danos materiais e ambiental.

Em nota, a Prefeitura garantiu, entretanto, que não houve prejuízos, pois, há o sistema de backup. Não detalhou, porém, se ocorreu roubo de dados.

Aquela mina da Vale fica no arraial Córrego do Feijão. A tragédia ocorreu pouco mais de três anos (05/11/2015) após a tragédia na Mina Germano, da Samarco, em Mariana. Naquele município, a causa foi também rompimento de barragem de rejeito, causando 19 mortes. Samarco pertence à Vale e australiana BHP Billiton.

Reveja matérias do site ALÉM D FATO sobre a tragédia na Mina Córrego do Feijão.

“Não perdoaremos. Nos aguardem”.

Anonymous aponta insensibilidade dos acionistas da Vale diante de tantas mortes. O vídeo termina, então, com a ameaça: “Aos assassinos da Vale, e às instituições que trabalham dia e noite para garantir suas impunidades, deixamos um aviso: Nós não perdoaremos. Nos aguardem”.

O grupo relembra que o então diretor-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, fora alertado, via e-mail, quinze antes do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Mas, que nada fizera. E que, portanto, apontado como responsável, o executivo figurou como réu perante a Justiça de Minas. Todavia, o processo foi anulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que alegou competência federal.

Anonymous manifestou, portanto, sua contrariedade pelo fato de que, passados três anos, não haver condenados: “dezesseis executivos assassinos estão soltos”.

Até a edição deste post, o vídeo do Anonymous continuava hospedado na rede social Twitter. Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Brumadinho:

Nota oficial – Invasão ao site da Prefeitura de Brumadinho

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Lula soltou seus “aloprados”; Itaú BBA

Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…

1 dia atrás

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

3 dias atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

4 dias atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

4 dias atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

1 semana atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!