Economia

Campanha de Moro para defender pacote anticrime pode ser tiro no pé

O ministro da justiça, Sérgio Moro, usa sua conta no Twitter neste sábado para defender o seu pacote anticrime, que está sendo analisado pelo Congresso Nacional. Moro reproduz vídeo (abaixo) de uma campanha publicitária patrocinada pelo governo federal em defesa da proposta – que, segundo o jornal O Globo, está custando R$ 10 milhões ao contribuinte.

Com a campanha, o ministro espera convencer a sociedade de que suas propostas são fundamentais no combate ao crime e que haja pressão junto aos congressistas para que o pacote seja aprovado. É exatamente por conta da pressão que as peças publicitárias têm potencial para se transformar num tiro no pé – do governo e do ministro.

Isso porque, desde que chegou na Câmara, o pacote anticrime vem sendo desidratado no grupo de trabalho criado para discutir a matéria. Pontos considerados essenciais pelo ministro já foram derrubados, embora possam voltar quando o projeto chegar ao plenário.

Foram eliminados da proposta original, por exemplo, a permissão para prisão após condenação em segunda instância, o chamado “plea bargain”, que abriria a possibilidade de réus que confessarem seus crimes receberem em troca uma pena menor, e o “excludente de ilicitute”.

Esse último os especialistas alegam que , nada mais é do que uma licença a policiais para matar (se o policial alegar que agiu sob “escusável medo, surpresa ou violenta emoção” pode ficar sem nenhuma punição).

Como as relações do Executivo com o Legislativo não são nadas boas, a depender o resultado da campanha, e da pressão que venham a sofrer, especialmente via redes sociais, os parlamentares podem impor novas derrotas a Moro e ao governo.

Editor

Ver Comentários

Posts Relacionados

Famílias Setúbal e Moreira Salles cercam gastos na Alpargatas

Alguns aspectos chamam atenção na Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da holding Alpargatas S.A. realizada…

12 horas atrás

Vaidade e outsider estão fora de moda em disputa eleitoral

Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…

19 horas atrás

12º Prêmio Sebrae MG de Jornalismo contará histórias de sucesso

O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…

2 dias atrás

Cleitinho pisa na bola e Kalil se lança no jogo

Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…

2 dias atrás

Ancelotti no cardápio 2026 de Lula

O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…

7 dias atrás

O brasilzinho de Lula na China

O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!