Economia

Carrefour alivia Bolsa Família: emprego

Grupo Carrefour Brasil levou para o Governo a melhor alternativa ao Bolsa Família: emprego. Esse tópico será um dos pontos altos que o grupo, de capital francês, destacará em videoconferência, nesta quarta (03/05 – às 10h) de apresentação dos resultados financeiros do 1T23. Maior rede de varejo (hipermercados e supermercados) e atacarejo de alimentos no país, o Carrefour mantém a oferta de 6 mil empregos diretos a pessoas dentro do Programa Bolsa Família. A base da seleção será o banco de dados do Cadastro Único, do Governo.

Os empregos ofertados pelo Grupo Carrefour (Carrefour Varejo, Atacadão, Grupo BIG, Sum´s, redes de farmácias e postos de combustíveis e banco) estão na parceria com o Ministério do Desenvolvimento de Social, Família e Combate à Fome firmada em março. A pessoa cujo ganho superar R$ 282,00 ficará, automaticamente, suspensa do benefício do Bolsa Família, mas continuará cadastrado.

O Carrefour destaca esses empregos entre um dos três pilares naquilo que classificou como “Novos avanços em ESG” para o quadriênio 2023-26. A oportunidade de ingresso e/ou retorno ao sistema produtivo para os cidadãos do Bolsa Família é relatada no item “Combate à fome no Brasil”.

O Carrefour subdividiu aquela frente em “Geração de emprego e renda” e “Doação de alimentos”. “O compromisso foi marcado pela contratação de cinco beneficiários do Programa Bolsa Família no estado do Piauí, onde a população é particularmente vulnerável”, está no relatório do 1T23.

No final do 1T23, o Grupo Carrefour operava 1.198 lojas. Isso inclui lojas de conveniência (149), drogarias (121) e postos de combustíveis (95).

Bolsa Família custa próximo de R$ 170 bilhões

Em 20 de março, o Governo informou que estavam vinculadas ao Bolsa Família 21,1 milhões de famílias. O custo mensal acima de R$ 14 bilhões. No começo do mesmo mês, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, estimou que o programa teria, neste ano, custo abaixo de R$ 170 bilhões.

Carrefour com a Universidade Zumbi dos Palmares

Os outros dois vértices que o Carrefour posiciona como “Novos avanços em ESG” são: “Inclusão e Diversidade” e “Proteção do Planeta e da Floresta”.

O primeiro dá ênfase à “Equidade racial e de gênero” e ao “Empreendedorismo negro”. No segundo, em quatro subdivisões, estão: “Rastreabilidade para compras de carne bovina”, “Bem-estar animal”, “Saudabilidade” e “Resíduo”.

Para “Inclusão e Diversidade”, a âncora parceira do Carrefour é a Universidade Zumbi dos Palmares. O capítulo “Proteção do Planeta e Floresta” abrange o monitoramento de 100% dos fornecedores de carne in natura bovina, venda de ovos de galinhas livres de gaiolas, alimentos saudáveis (livres de agrotóxicos) e descarte correto de embalagens recicláveis.

Receitas 30% acima e prejuízo líquido

No 1T23, as receitas brutas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil somaram R$ 27,1 bilhões. Isso, portanto, significou alta de nominal de 30,7% comparado com 1T22. Mas, pressionado por despesas com a incorporação do Grupo BIG e outras aquisições, o resultado líquido foi prejuízo de R$ 375 milhões, contra o lucro de R$ 421 milhões em igual período de 2022.

O EBTIDA (lucro antes dos juros, impostos e amortizações – excluído o BIG) somou R$ 1,038 bilhão, ou seja, inferior 16,8% ao do 1T22. Este indicador espelha para o investidor a capacidade de geração de caixa da empresa.

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Nairo Alméri

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