Brasil perde mais uma discussão envolvendo operação da hidrelétrica binacional do Rio Paraná - Foto: Nilton Rolin/Divulgação UHE Itaipu
Brasil, enfim, parece render ao pleito antigo do Governo do Paraguai: designou grupo de trabalho que dará parecer sobre a construção de eclusa em Itaipu. Nesta sexta (04/12), mas com data de 16 de novembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria Nº 412 relacionada à decisão.
Mas, o importante para o país vizinho é definição das entidades do GT que fará “avaliação e acompanhamento dos Estudos de Viabilidade referentes ao item 11, do Capítulo III, do Anexo B, do Tratado de Itaipu”.
O Tratado de Itaipu, assinado por Brasil e Paraguai, vigora desde 13 de agosto de 1973. O Anexo B se ocupa da “Descrição geral das instalações destinadas à produção de energia elétrica e das obras auxiliares”. E lá está: “11. Obras para navegação – O Projeto incluirá as obras que forem necessárias para atender aos requisitos do tráfego de navegação fluvial, tais como: terminais e conexões terrestres, eclusas, canais, elevadores, e seus similares”.
A contar da publicação da Portaria, o GT terá prazo de até 180 dias para apresentação do Relatório Final das Atividades à Secretaria-Executiva, à qual está subordinada. Esta, então, remeterá ao ministro de MME, almirante Bento Albuquerque, que assina a designação. Estão no GT representantes da:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
O Paraguai já utiliza barcaças no Rio Panará, graças à eclusa no lago da UHE Yacyretá, na divisa com Argentina. Esses comboios seguem, portanto, em direção aos portos argentinos e uruguaios. As barcaças levam grãos e retornam, principalmente, com combustíveis.
Além de atender ao parceiro em Itaipu, o escoamento intenso da soja paraguaia pela via fluvial beneficia a logística brasileira. Deslocar a soja de lavouras a montante da usina aliviará, por exemplo, as rodovias e o sistema portuário de Paranaguá (PR).
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…