Economia

Falta de engenheiros deixa em alerta o futuro da atividade

A escassez de profissionais levou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG) a discutir estratégias e parcerias na busca de soluções. Uma delas acontece no próximo dia 15 de outubro, de 8h às 17h, com a realização do 1º Seminário “Conexões que Transformam”. O evento acontece na sede do Crea/MG, em BH. O objetivo é discutir estratégias para enfrentar a escassez de profissionais qualificados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências e ampliar a cooperação entre universidades e empresas.

Irão participar instituições de ensino de todo o estado, setor produtivo e a sociedade civil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link.

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), de 2015 a 2023, o número de universitários matriculados em faculdades da área de engenharia recuou 25%, de pouco mais de 1 milhão para 763 mil. De cada 100 ingressantes, apenas 35 se formam e somente 40% dos egressos solicitam registro nos Conselhos Regionais de Engenharia para atuar na sua área de formação.

Cenário preocupante

De acordo com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, o evento é uma oportunidade de aproximar setores que compartilham desafios comuns, visando construir soluções conjuntas. “O país enfrenta um cenário preocupante de escassez de profissionais nas áreas tecnológicas, o que impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social. Ao promovermos esse encontro, queremos construir soluções conjuntas, aproximando universidades, empresas e a sociedade para fortalecer a formação e valorizar ainda mais o papel da Engenharia e da Agronomia”, afirmou Marcos Torres Gervásio.

Presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, foto Daniel Renna Crea/MG

Programação

A programação inclui mesa-redonda, painéis, palestras e atividades de networking, com foco na formação acadêmica, na inserção profissional e na integração entre diferentes setores. Outro destaque é o espaço Encontro Universidade–Empresa para Networking, que será realizado no hall do auditório S1, com atividades que prevê a apresentação de portfólios de instituições de ensino superior, além de rodadas de diálogo com empresários sobre demandas do mercado e possibilidades de convênios, estágios e cooperação técnica.

O seminário é uma iniciativa do Colégio Estadual de Empresas do Crea-MG (CEM-MG) e do Colégio Estadual de Instituições de Ensino Regionais (CIER-MG), com emissão de certificado para os participantes.

Serviço

1º Seminário Temático CEM-CIER- Conexões que transformam

Data: 15 de outubro de 2025Horário: 8h às 17hLocal: Sede do Crea-MG – Auditório do S1 – Av. Álvares Cabral, 1.600 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Inscrições gratuitas: Sympla – https://bit.ly/seminarioconexoesquetransformam

Banco de talentos

Engenheiros, agrônomos, geocientistas e estudantes de Minas Gerais passam a contar com uma nova ferramenta para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. O Banco de Talentos, lançado em parceria pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e de São Paulo (Crea-SP), é uma plataforma gratuita de recrutamento e seleção que conecta profissionais, estudantes e empresas em todo o país.

Já em funcionamento no estado de São Paulo, o sistema oferece navegação simples e recursos avançados de busca, permitindo uma experiência eficiente tanto para quem procura oportunidades quanto para quem recruta.

“Nosso objetivo é aproximar quem precisa de mão de obra qualificada dos nossos profissionais. O Banco de Talentos reafirma o compromisso do Crea-MG com a valorização e a inserção no mercado de trabalho, fortalecendo a atuação da engenharia, da agronomia e das geociências em todo o país”, apontou o presidente do Crea-MG.

Os profissionais registrados no Crea-MG podem acessar o site https://www.bancodetalentos.org/, cadastrar o currículo e buscar vagas com filtros por área de atuação, cidade e palavras-chave. O processo é simples e permite candidatar-se diretamente às oportunidades de emprego e recolocação. Já os estudantes têm acesso facilitado às oportunidades de estágio: basta entrar no site e se candidatar. O procedimento é gratuito, rápido e intuitivo.

Como funciona para empresas

Empresas de todo o país podem publicar vagas e realizar buscas ativas por perfis compatíveis. O sistema permite ainda gerenciar candidaturas em um único ambiente, otimizando o processo de recrutamento.

Mais informações sobre como publicar vagas e utilizar a plataforma estão disponíveis na cartilha informativa: https://www.crea-mg.org.br/guia-de-banco-de-talentos-completo

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Pacheco nunca foi candidato, nem deverá ser: como fica o quadro

Após a palavra dada pelo presidente Lula de que não irá indicá-lo a ministro do…

1 dia atrás

Master fedeu para investidores e mineração; respingos em 2026

O Banco Master é um bodão, dos bem fedorentos. Se houvesse seriedade política no país…

3 dias atrás

Eleição vai abrir a caixa-preta das finanças de Minas

Por mais que a Assembleia se esforce para conhecer e dar soluções, a situação financeira…

4 dias atrás

MRS põe diretores da CSN e Usiminas no Conselho

A MRS Logística reformará o Estatuto Social, incluindo extensões às operações em logística. Aliás, um dos…

4 dias atrás

Tarcísio diz ao MDB que Zema pode ser seu vice em 2026

Em encontro recente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi direto a…

1 semana atrás

Zema esvazia a estatal Codemge antes de aderir ao Propag

Uma semana antes de formalizar a adesão ao Propag, programa de renegociação da dívida, Zema…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!