Itapemirim, em recuperação judicial, tem débitos fiscais de R$ 2,2 bilhões - Foto ilustrativa: Divulgação/ Itapemirim
O Itapemirim Group Ltda, nova versão da viação Itapemirim, é atual novidade na aviação comercial brasileira. Porém, não consegue fazer decolar contrato em área na qual foi uma das maiores no país: transporte rodoviário de passageiros. O imbróglio é que não cumpre aquilo que foi assinado com a Prefeitura de Nova Friburgo (RJ) para transporte público urbano.
A Itapemirim, de pronto, após acertar o contrato, comunicou investimentos de R$ 65 milhões. Mas, agora, surpreendentemente, pede para cair fora.
O atual concessionário, Nova Faol, declarou incapacidade financeira para seguir com os serviços. E solicitou a caducidade do contrato.
No processo concluído em junho, o Grupo Itapemirim foi vencedor. Mas não descumpriu prazo. Entretanto, por força de liminar, ganhou fôlego para se estruturar até o final de setembro.
Mas, a fase de estruturação entabulada passa por negociação de ativos da Faol. Houve desentendimentos entre as partes, inclusive acusações de vazamentos de valores e invasões de imóveis.
Nesta sexta (13/08), a Prefeitura Nova Friburgo deu informou que, em ofício, a Itapemirim consulta sobre a “possibilidade de anulação do contrato celebrado no dia 25 de junho de 2021”. Mas, conforme noticiou o site Diário do Transporte, o Executivo friburguense ameaça aplicar todas as cláusulas do contrato, entre as quais penalidades por descumprimentos.
O site destaca que, surpreendente, antes falida, a Faol consultou à Prefeitura, na semana passada, se poderia voltar a ter a concessão. Por liminar da Justiça, a empresa terá de manter o transporte até o próximo dia 24.
Mas, enquanto emperra no serviço rodoviário, sua tradição, o Grupo Itapemirim avança os destinos da ITA – Itapemirim Transportes Aéreos. Na semana passada, portanto, a ITA chegou ao Ceará.
NOTA OFICIAL
O ministro Luiz Fux, por diversas vezes, aparece como ponto fora da curva no blocão…
Minas lidera o país em número de cooperativas. Hoje, são 800, com crescimento de 21,7%…
O Clube Militar, do Rio de Janeiro, principal reduto no país dos generais de pijama (reserva) do…
Na cúpula virtual do bloco do Brics (integrantes no final do post), na segunda (08/09),…
A regra é clara, mais do que isso, a Constituição Federal é; fazer aquilo não…
Em artigo a este site, o coordenador geral do Sindieletro/MG, Emerson Andrada Leite, deixou um…
Ver Comentários
que matéria porcaria !