Itapemirim, em recuperação judicial, tem débitos fiscais de R$ 2,2 bilhões - Foto ilustrativa: Divulgação/ Itapemirim
O Itapemirim Group Ltda, nova versão da viação Itapemirim, é atual novidade na aviação comercial brasileira. Porém, não consegue fazer decolar contrato em área na qual foi uma das maiores no país: transporte rodoviário de passageiros. O imbróglio é que não cumpre aquilo que foi assinado com a Prefeitura de Nova Friburgo (RJ) para transporte público urbano.
A Itapemirim, de pronto, após acertar o contrato, comunicou investimentos de R$ 65 milhões. Mas, agora, surpreendentemente, pede para cair fora.
O atual concessionário, Nova Faol, declarou incapacidade financeira para seguir com os serviços. E solicitou a caducidade do contrato.
No processo concluído em junho, o Grupo Itapemirim foi vencedor. Mas não descumpriu prazo. Entretanto, por força de liminar, ganhou fôlego para se estruturar até o final de setembro.
Mas, a fase de estruturação entabulada passa por negociação de ativos da Faol. Houve desentendimentos entre as partes, inclusive acusações de vazamentos de valores e invasões de imóveis.
Nesta sexta (13/08), a Prefeitura Nova Friburgo deu informou que, em ofício, a Itapemirim consulta sobre a “possibilidade de anulação do contrato celebrado no dia 25 de junho de 2021”. Mas, conforme noticiou o site Diário do Transporte, o Executivo friburguense ameaça aplicar todas as cláusulas do contrato, entre as quais penalidades por descumprimentos.
O site destaca que, surpreendente, antes falida, a Faol consultou à Prefeitura, na semana passada, se poderia voltar a ter a concessão. Por liminar da Justiça, a empresa terá de manter o transporte até o próximo dia 24.
Mas, enquanto emperra no serviço rodoviário, sua tradição, o Grupo Itapemirim avança os destinos da ITA – Itapemirim Transportes Aéreos. Na semana passada, portanto, a ITA chegou ao Ceará.
NOTA OFICIAL
Segunda maior produtora mundial de aços, a ArcelorMittal finalizou a venda de suas posições de…
A entrada do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no Governo Lula, à frente da Secretaria-Geral da…
Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…
As principais lideranças (nacionais) do PSD mineiro – senador Rodrigo Pacheco e o ministro das…
O quórum mínimo qualificado de 48 votos para aprovar o fim do referendo é o…
A busca de compensação pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto ao presidente Luiz Inácio Lula…
Ver Comentários
que matéria porcaria !