Economia

Minas Gerais comemora desmatamento! Incrível!…

A defesa do bioma Mata Atlântica, em Minas Gerais, parece pauta difícil de encontrar simpatizantes, dentro e fora do serviço público. No período 2023-2024, de acordo com o Governo de MG, foram suprimidos 7.451 hectares (1 ha = 10.000 m2). Portanto, o desmatamento parece legalizado.

Desse total, 94,5% de forma ilegal, ou seja, sem as “licenças”, ainda que questionáveis. Portanto, crime ambiental presente.

A despeito do crime ambiental, a “Agência Minas” (oficial), todavia, optou, na informação de 26/05, por enaltecer a “queda de 25%” no desmate em comparação com a leitura anterior, de 10.030 ha. “Em celebração ao Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27/5, Minas Gerais apresenta uma notícia positiva: o desmatamento no bioma voltou a cair“, noticiou a agência. Atribuiu os dados ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), também órgão da administração estadual.

Outra referência do Governo de MG, para corroborar a queda, é a ONG Fundação SOS Mata Atlântica. Esta, em cima dos levantamentos do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), no biênio 2023-2024, mostra a supressão da Mata Atlântica em MG menor 24%.

Independentemente da “queda”, fato é que continua enorme o desmatamento em Minas Gerais em áreas de Mata Atlântica.

No país, apontou a Fundação, foram extintos 71.109 ha do bioma.

Autorização para desmatamento a perder de vista

A administração estadual mineira nunca foi zelosa com a Mata Atlântica.

Os principais órgãos ambientais mineiros, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam) são noticiados sempre em atos de conivência. Principalmente em licenciamentos para mineradoras, onde se repetem as maiores tragédias. .

Coincidindo com o Dia da Mata Atlântica, 27 de maio, por exemplo, o “Minas Gerais”, diário oficial do Estado, publicou licenças de supressão de vegetação em bioma Mata Atlântica. Uma delas com validade até maio de 2035. A beneficiada é a mineradora Cedro Dois Irmãos Holding Mineração Ltda.

A Cedro Dois Irmãos poderá suprimir “vegetação primária ou secundária nativa pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágios médio e/ou avançado de regeneração” e também o “corte de árvores isoladas nativas”. As autorizações partiram da Diretoria de Apoio à Regularização Ambiental da Feam, ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Os interesses da Cedro Dois Irmãos, no caso, estão no município de Barão de Cocais. Portanto, inseridos na maior área de reserva em Minas, o Parque Estadual Serra do Gandarela.

Em região de influência direta e indireta do Gandarela, a exemplo de outras partes, dezenas mineradoras confrontam a legislação. Mais de 50 empresas, incluindo as do Grupo Vale (ex-estatal Companhia Vale do Rio Doce – CVRD).

O parque abrange 10 municípios, chegando nos limites de Belo Horizonte.

Dia Mundial do Meio Ambiente; Lula ausente!…

A Floresta Amazônica, no Brasil, é a maior área verde contínua do planeta. O bioma Amazônia é alvo permanente de crimes ambientais – queimadas, derrubadas e poluição. Os negócios dos setores da mineração, garimpo, agribusiness (agricultura e pecuária) e madeireiros são maiores responsáveis.

Queimadas fazem desmatamento crescer 92% na Amazônia

O mundo comemorou ontem (05/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente. O presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT-SP), todavia, preferiu se ausentar do país. Às vésperas, voou para França.

Fato é que o petista também fugiu do fogo cruzado, em mais polêmicas com seu governo na área ambiental.

Lula insiste na exploração de petróleo na Amazônia Equatorial. O Congresso, em outra extremidade facilita ao extremo os licenciamentos ambientais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Nairo Alméri

Posts Relacionados

IBGE perdido em ‘Mato Grossos’

Os competentes técnicos do admirado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se perderam no…

20 horas atrás

Tarcísio atua para ganhar confiança de Bolsonaro em 2026

De todos os bolsonaristas, radicais e moderados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas…

3 dias atrás

Bolsonaro descarta Zema e família; prefere e depende de Tarcísio

Os últimos dias foram de turbulência na seara bolsonarista, com filhos trocando ofensas com o…

5 dias atrás

Dia 16 de julho de 2019: Além do Fato completa 6 anos

O site estreou, às 12h25 de 16/07/2019, como uma parceria exclusiva com o Portal UAI.…

7 dias atrás

Copasa MG reincidente; à venda

Vira e mexe, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG) atropela princípios do…

1 semana atrás

Trump, tarifas e Bolsonaros armam teatro de aloprados

O teatro armado por Trump, juntando política, tarifas e fake news, faz parecer ser retaliação…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!