Economia

MRS forma mais maquinistas; crescimento

O transporte ferroviário de cargas tem vários indicadores de crescimento tanto nos investimentos das concessionárias quanto em programas oficiais. Nas facilidades do Governo, a principal fonte é o BNDES. Mas entra na pauta das companhias via captação facilitada: debêntures incentivas.

Esses, portanto, os indicadores mais visíveis para investimentos no setor ferroviário. O Governo ainda não sacramentou lançamento do Plano Nacional Ferroviário, anunciando desde janeiro. A previsão oficial é atrair investimentos de R$ 100 bilhões.

Há, entretanto, itens quase intangíveis para o público pouco familiarizado com a logística ferroviária e que servem de parâmetros de crescimento. Entre estes, por exemplo, a formação de maquinistas. A MRS Logística abriu seleção para a formação de “manobrador ou auxiliar maquinista”, dentro do Programa de Operação Ferroviária MRS.

 “Ao final, aqueles que concluírem o curso permanecerão por dois anos em um banco de dados da empresa para que, conforme surjam vagas, atuem como manobrador ou auxiliar maquinista”, informa a ferrovia.

O período da seleção dos candidatos será de 24/03 a 25/05. No portal da ferrovia, as informações estão na janela “Operador Ferroviário”. Abrir na instrução “inscreva-se” e, depois, acessar a página “Programa Operação Ferroviária MRS 2025”. A MRS não anuncia, todavia, contratação imediata para os aprovados no curso.

O curso será ministrado em parceria com Senai, no complexo ferroviário de Conselheiro Lafaiete (MG), a 98 km de Belo Horizonte, às margens da BR-040.

A MRS é concessionária de malha de cerca de 1.700 km, distribuídos por Migas Gerais, Rio de janeiro e São Paulo. Em 2025, a ferrovia estabeleceu recordes de transporte de carga.

MATÉRIA RELACIONADA:

Vale capta R$ 6 bi em debêntures incentivadas para infraestrutura

Nairo Alméri

Ver Comentários

  • É notório que as empresas privadas só estão interessadas na região sudeste.
    Desde a extinção da Rede Ferroviária Federal, não houve interesse em expandir ferrovias e principalmente transporte de passageiros!

  • Quando houve a privatização das ferrovias não condicionou as empresas manutenção do trem de passageiros.
    Assim como a Vale mantém os seus trens da Ferrovia Vitória Minas e Ferrovia Carajás!

Posts Relacionados

Telefona, Lula!…

O mundo todo negocia com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) uma redução…

13 horas atrás

Seminovos da Localiza puxaram lucro: 882% acima

As vendas de veículos seminovos se consolidam como grande negócio para os resultados dos balanços…

3 dias atrás

Indecisão de Pacheco leva Kassab a flertar com Simões para 2026

O controverso presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, rifou o senador Rodrigo Pacheco, pré-candidato a…

3 dias atrás

Localiza na janela; FMR LLC

Mudanças de gestores globais de ativos no capital social da Localiza (Localiza Renta a Car…

3 dias atrás

Embraer atropelou também o discurso de Lula

Embraer S.A. não leu a carta de voo do script do Partido dos Trabalhadores (PT).…

1 semana atrás

Colapso interno deixa isolado secretário da Fazenda de Minas

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG) vive o risco de imediato colapso da governança…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!