Economia

MRS forma mais maquinistas; crescimento

O transporte ferroviário de cargas tem vários indicadores de crescimento tanto nos investimentos das concessionárias quanto em programas oficiais. Nas facilidades do Governo, a principal fonte é o BNDES. Mas entra na pauta das companhias via captação facilitada: debêntures incentivas.

Esses, portanto, os indicadores mais visíveis para investimentos no setor ferroviário. O Governo ainda não sacramentou lançamento do Plano Nacional Ferroviário, anunciando desde janeiro. A previsão oficial é atrair investimentos de R$ 100 bilhões.

Há, entretanto, itens quase intangíveis para o público pouco familiarizado com a logística ferroviária e que servem de parâmetros de crescimento. Entre estes, por exemplo, a formação de maquinistas. A MRS Logística abriu seleção para a formação de “manobrador ou auxiliar maquinista”, dentro do Programa de Operação Ferroviária MRS.

 “Ao final, aqueles que concluírem o curso permanecerão por dois anos em um banco de dados da empresa para que, conforme surjam vagas, atuem como manobrador ou auxiliar maquinista”, informa a ferrovia.

O período da seleção dos candidatos será de 24/03 a 25/05. No portal da ferrovia, as informações estão na janela “Operador Ferroviário”. Abrir na instrução “inscreva-se” e, depois, acessar a página “Programa Operação Ferroviária MRS 2025”. A MRS não anuncia, todavia, contratação imediata para os aprovados no curso.

O curso será ministrado em parceria com Senai, no complexo ferroviário de Conselheiro Lafaiete (MG), a 98 km de Belo Horizonte, às margens da BR-040.

A MRS é concessionária de malha de cerca de 1.700 km, distribuídos por Migas Gerais, Rio de janeiro e São Paulo. Em 2025, a ferrovia estabeleceu recordes de transporte de carga.

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Vale capta R$ 6 bi em debêntures incentivadas para infraestrutura

Nairo Alméri

Ver Comentários

  • É notório que as empresas privadas só estão interessadas na região sudeste.
    Desde a extinção da Rede Ferroviária Federal, não houve interesse em expandir ferrovias e principalmente transporte de passageiros!

  • Quando houve a privatização das ferrovias não condicionou as empresas manutenção do trem de passageiros.
    Assim como a Vale mantém os seus trens da Ferrovia Vitória Minas e Ferrovia Carajás!

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