Economia

MRS põe diretores da CSN e Usiminas no Conselho

A MRS Logística reformará o Estatuto Social, incluindo extensões às operações em logística. Aliás, um dos novos integrantes do Conselho de Administração, conforme Edital da AGE para o próximo 08 de dezembro, têm forte atuação na área.

Serão dois novos conselheiros. Um deles, João Mário Lourenço Filho, é o atual diretor de Logística da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele responde diretamente pelo gerenciamento e operação da logística de cimentos e siderurgia (aços planos, longos e distribuição), conforme consta no Edital da AGE.

O outro, Miguel Angel Homes Camejo, natural da Venezuela, é diretor vice-presidente Comercial da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas – mandato até 2027). Integrou a diretiria da Ternium Colombia (controladora da Usiminas). Na Ternium, foi gerente Comercial e Gerente-Geral para Região Andina (Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Panamá).

CSN (18,74% do capital total) e Usiminas (11,20%) são controladoras da MRS.

Logística de forma ampla

A reforma do Estatuto, proposta pela Administração, demonstra claramente que a MRS busca novos negócios. O Art 2º, no Objeto da companhia, por exemplo, a mudança do item “b” inclui o modal rodoviário: “b) explorar serviços de carga, descarga, armazenagem e transbordo nas estações, pátios e terrenos, com acesso ferroviário ou rodoviário, existentes na faixa de domínio e em outras áreas de atuação da Companhia”. Antes estava assim: “explorar serviços de carga, descarga, armazenagem e transbordo nas estações, pátios e terrenos existentes na faixa de domínio das linhas ferroviárias objeto da concessão;”.
A justificativa para a alteração é “contemplar atividades compatíveis e correlatas ao seu negócio principal e adaptar a redação à realidade atual”. E que isso considerá a existência de “estações pátios e terenos em outras áreas de atuação da Companhia, que não se limitam à faixa de domínio da ferrovia”.

MRS inclui reparos para terceiros

A empresa incluirá complemento no item “g”, que trata da execução de “outras atividades” em sua infraestrututra e uso de ativos e tecnologias. Contemplará, portanto, o “serviço de reparo, pintura, recuperação e manutenção para terceiros”.

Para esta abertura, os motivos são: “A Companhia realizava, de forma pontual, algumas atividades associadas à prestação de serviço de transporte ferroviário de cargas, que entende estarem incluídas em seu objeto social, e pretende realizá-las de forma frequente. Por esse motivo, surgiu a necessidade de alterar o objeto social da Companhia para incluir expressamente as referidas atividades.

Acesse AQUI as mudanças no Estatuto.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Tarcísio diz ao MDB que Zema pode ser seu vice em 2026

Em encontro recente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi direto a…

4 dias atrás

Zema esvazia a estatal Codemge antes de aderir ao Propag

Uma semana antes de formalizar a adesão ao Propag, programa de renegociação da dívida, Zema…

1 semana atrás

Após duas tentativas frustradas, Lula fica sem palanque em Minas

Depois de duas tentativas frustradas, o presidente Lula (PT) está encurralado, sem rumo e sem…

1 semana atrás

Mal no aço, médio no cimento e bem na mineração

A apresentação, nesta semana, dos resultados do 3T25 do Grupo CSN - Companhia Siderúrgica Nacional,…

2 semanas atrás

Copasa: deputados põem em risco a própria sobrevivência política

A privatização sempre foi defendida pelo governador Zema (Novo) e o vice Simões (PSD), mas…

2 semanas atrás

ArcelorMittal fora da Bósnia

Segunda maior produtora mundial de aços, a ArcelorMittal finalizou a venda de suas posições de…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!