Economia

Ônibus fretados transportam 33% nas rodovias

O Anuário Estatístico TRIIP 2022, da ANTT, mostra que, em 2022, os ônibus fretados para viagens rodoviárias transportaram equivalente a 50% dos passageiros embarcados nos do serviço regular. Foram, portanto, respectivamente, 11 milhões e 21 milhões. Pode-se afirmar, então, que os fretados responderam por 33% dos passageiros nas rodovias, excluídos os trechos semiurbanos.

O anuário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT – Ministério dos Transportes) foi divulgado nesta quinta (06/04).

As informações abrangem operações das empresas do setor no âmbito interestadual e internacional, daí a sigla TRIIP. Além dos passageiros em linhas do “serviço regular” e “fretado”, a ANTT aponta 43 milhões pelo sistema “semiurbano”. Destaca 3 milhões beneficiados com a gratuidade no regular e semiurbano.

A ANTT caracteriza no transporte regular duas modalidades. O “serviço rodoviário”, com veículo de “características rodoviárias” e embarcam e desembarcam passageiros nos terminais rodoviários. E, o “semiurbano”, com característica urbana, mas que opera linhas rodovias inferiores a 83 km, e utiliza terminais.

O transporte fretado, apresenta três modalidades: turismo, eventual e contínuo. Neste último, figuram os transportes de estudantes e trabalhadores serviço regido por contrato.

Em constantes fiscalização contra ônibus por aplicativo, a ANTT não consolida o segmento.

Tamanho das frotas

A quantidade de veículos cadastrados na ANTT, em 2022, apontou 25.135 habilitados para fretamento, 8.980 no serviço regular rodoviário, e, 603, no semiurbano. O Anuário identifica que 62,1% das companhias de fretamento possuem frotas com máximo de dois veículos habilitados, contra 15, ou acima para 38,5%, nas do serviço regular.

Outro elemento destacado é que as empresas do modal fretado são pequenas. Somente 10% teriam frotas acima de seis veículos. Em contrapartida, no regular, 52,2% operam com, pelo menos, nove.

Idade dos ônibus

A idade das frotas reflete o perfil de investimentos no setor. No grupo de empresas do nicho regular, 48,3% apresentavam idade máxima de operação de até cinco anos, contra 35,5% no fretado. Eis aí, então, um exemplo das queixas das empresas regulares na ANTT contra o setor de fretamentos.

Em termos de concentração, as empresas habilitadas do serviço regular lideraram o transporte em São Paulo (50%), Minas Gerais (46,2% e Goiás (43,4%). Ou seja, sem novidades.

Bolívia lidera destinos no exterior

A Bolívia (22 mil passageiros) liderou como destino das partidas rodoviárias do Brasil. Depois, vieram Argentina (12 mil), Uruguai (10 mil) e Paraguai (2 mil).

Acesse AQUI o Anuário.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Janja, a mosca na sopa (2026) do Lula

A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…

2 dias atrás

A foto do G20 é o de menos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…

2 dias atrás

Generais do GSI novamente não sabiam…

O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…

7 dias atrás

Banqueiro dono do Galo demorou

Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…

1 semana atrás

Embraer reduzirá 10% nas entregas

A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…

1 semana atrás

Lula: Bolsonaro seria mais fácil de ser batido em 2026

Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!