Categories: Economia

Oscar da gestão: Band premia cidades que mais progrediram

Valorizar e reconhecer ações desenvolvidas por prefeitos que desempenham iniciativas de transformação da realidade das cidades brasileiras. Essa é a proposta do prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que, nesta quarta edição, vai avaliar o desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais. Serão premiados aqueles que apresentarem o melhor crescimento dos últimos quatro anos em Minas, desde o lançamento do prêmio em 2021.

O evento de premiação Regional Minas Gerais acontece nesta quarta-feira, 19 de junho, às 19h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH, com transmissão ao vivo na @TVBandMinas no Youtube. O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da gestão pública.

Pontuação para ser excelente

Em parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, o objetivo é transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

Novo desafio

Realizada neste ano de eleições municipais, essa edição chega com mais desafios para os administradores. Uma novidade é que o IGMA passa a contar com 72 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. São eles: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou cinco novos indicadores, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade por 1.000 habitantes.

Luciano Dias e Elisangela Colodeti apresentam a edição estadual do prêmio, foto Júnia Garrido

Categoria por habitante

Nesta etapa estadual, os municípios são separados em três categorias de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil e acima de 100 mil habitantes. Além dos campeões por pilar, haverá o grande vencedor em cada grupo populacional, o prêmio IGMA, totalizando 21 prêmios distribuídos.

Em julho, as cidades eleitas na primeira fase em casa estado disputam o prêmio nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA. Dessa vez, serão cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes e acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila, que contam com auditoria externa da empresa BDO Brasil, podem ser acessados por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da região onde mora.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Lula soltou seus “aloprados”; Itaú BBA

Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…

1 dia atrás

Samba do IOF doido

Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…

4 dias atrás

“Temos um problema em Minas”, diz Lula sobre Pacheco

Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…

4 dias atrás

Menos arábica, mais conilon

Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…

5 dias atrás

Sabesp mantém meta dos R$ 260 bi

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…

1 semana atrás

Alinhamento de Lula tirou contrato da Embraer

A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!