O PLC 217/20 prevê parcelamento de tributos e contribuições para as MPEs - Foto predio da Receita Federal, em Brasília (DF) - Agência Brasil
O chamado “reempreendedorismo” das micro e pequenas empresas (MPEs) será regulado pelo Projeto de Lei Complementar 217/20. O referido projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, cria o Código de Defesa do Empreendedor.
Além de “disciplinar” direitos e deveres para o empresário da MPE se reestruturar e retomar a atividade, o “reempreendedorismo” passa a contar com ferramentas que o Estatuto da Micro e Pequena Empresa não oferece. Entre elas, por exemplo, vantagens tributárias atribuídas às demais empresas.
Nos ganhos acenados no PLC 217/20, a Agência Câmara destaca:
Com o “reempreendedorismo” regulamentado, o empreendedor de MPE poderá, então, se reestruturar via “renegociação especial extrajudicial das dívidas, liquidação especial sumária ou falência da empresa”. Todavia, a proposta é limitada ao empreendedor que atender determinadas condições. Por exemplo:
De autoria do deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), o PLC 217/20 cria, portanto, os “direitos básicos” para as MPEs, tais como “interpretação favorável” para:
Nas exposições pró-PLC 217/20, o deputado sustenta que o “reempreendedorismo” terá, portanto, opção menos onerosa, mais ágil e operativa para MPEs. “Embora as MPEs representem 98,5% das sociedades brasileiras, contribuam com aproximadamente 54% da renda de trabalho e 27% do Produto Interno Bruto nacional, não possuem uma estrutura adequada para superarem a crise econômico-financeira que eventualmente pode acometê-las”, disse.
Mas, antes de ir à Plenário, o PLC 217/20 cumprirá rituais por três comissões: Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Título original: “PLC cria facilidades para o “reempreendedorismo” das MPEs”
Segunda maior produtora mundial de aços, a ArcelorMittal finalizou a venda de suas posições de…
A entrada do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no Governo Lula, à frente da Secretaria-Geral da…
Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…
As principais lideranças (nacionais) do PSD mineiro – senador Rodrigo Pacheco e o ministro das…
O quórum mínimo qualificado de 48 votos para aprovar o fim do referendo é o…
A busca de compensação pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto ao presidente Luiz Inácio Lula…