O PLC 217/20 prevê parcelamento de tributos e contribuições para as MPEs - Foto predio da Receita Federal, em Brasília (DF) - Agência Brasil
O chamado “reempreendedorismo” das micro e pequenas empresas (MPEs) será regulado pelo Projeto de Lei Complementar 217/20. O referido projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, cria o Código de Defesa do Empreendedor.
Além de “disciplinar” direitos e deveres para o empresário da MPE se reestruturar e retomar a atividade, o “reempreendedorismo” passa a contar com ferramentas que o Estatuto da Micro e Pequena Empresa não oferece. Entre elas, por exemplo, vantagens tributárias atribuídas às demais empresas.
Nos ganhos acenados no PLC 217/20, a Agência Câmara destaca:
Com o “reempreendedorismo” regulamentado, o empreendedor de MPE poderá, então, se reestruturar via “renegociação especial extrajudicial das dívidas, liquidação especial sumária ou falência da empresa”. Todavia, a proposta é limitada ao empreendedor que atender determinadas condições. Por exemplo:
De autoria do deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), o PLC 217/20 cria, portanto, os “direitos básicos” para as MPEs, tais como “interpretação favorável” para:
Nas exposições pró-PLC 217/20, o deputado sustenta que o “reempreendedorismo” terá, portanto, opção menos onerosa, mais ágil e operativa para MPEs. “Embora as MPEs representem 98,5% das sociedades brasileiras, contribuam com aproximadamente 54% da renda de trabalho e 27% do Produto Interno Bruto nacional, não possuem uma estrutura adequada para superarem a crise econômico-financeira que eventualmente pode acometê-las”, disse.
Mas, antes de ir à Plenário, o PLC 217/20 cumprirá rituais por três comissões: Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Título original: “PLC cria facilidades para o “reempreendedorismo” das MPEs”
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…