Economia

Rio Paraopeba sai do leito; Centro de Brumadinho

A população da sede do município de Brumadinho, a 60 km da Capital, acordou neste domingo (08/01) com uma cena que se repete todos os anos nas chuvas de janeiro: Rio Paraopeba invadindo a cidade. Hoje completou uma semana de chuva sem trégua no município e região do Vale do Alto Paraopeba, principalmente na cabeceira do rio.

E, conforme alertas da Defesa Civil Municipal, o rio começou a sair do leito. Imagens feitas por moradores, no início deste da manhã, portanto, mostram parte do Estacionamento Central e o gramado do campo de futebol do Canto do Rio, em margem oposta, sob água.

O coordenador da Defesa Civil do Município, Lucas Lara, em alertas, desde 03/01, apela aos moradores das áreas de riscos de inundações e deslizamentos de encostas, tanto na sede quanto na zona rural, para que não menosprezarem o perigo.

Campo de futebol do Canto do Rio, no bairro de mesmo nome, com o gramado submerso. Manhã deste domingo (08 01) – Crédito: Grupos de WhatsApp

Previsões não são boas

Lucas Lara salientava, ontem (07/01), que ainda não havia casos de inundações em cidades a montante, onde a chuva também é intensa. “Mas, a situação é preocupante. O nível do rio está bem elevado. As previsões não são boas: de acúmulo grande de chuvas ainda para os próximos dias”.

A noite passada e madrugada de hoje, choveu muito no município. Neste momento (10h58), entretanto, houve uma trégua.

Rio Paraopeba e outros do município

O alerta do coordenador focou principalmente aos moradores às margens dos rios Paraopeba, Águas Claras e Manso. Enfatizou para que “já comecem a se preparar”. Recomendou, portanto, que moradores estejam prontos para eventual evacuação das moradias, levando roupas, documentos, medicamentos e receitas. Nas encostas, o alerta considera “solo encharcado”.

Nível do Rio Paraopeba sob a ponte que liga bairro Canto do Rio ao Centro de Brumadinho. Imagem deste manhã de domingo (08 01) – Crédito: Grupos de WhatsApp

A Assessoria da Prefeitura assegura que o Centro de Operações do Plano de Contingências está estruturado para acolher possíveis desabrigados na rede das escolas municipais. Além disso, que a área da Saúde mantém prontidão especial, na sede e interior, e conta apoio de SAMU e helicóptero para os casos de necessidade de remoção. Mas, também, apela para população ficar muito atenta.

Tragédia de 2019: rompimento da barragem da Vale

Brumadinho é o município onde ocorreu a tragédia pelo rompimento de barragem de rejeitos de minério da Vale, em 25 de janeiro de 2019, no arraial do Córrego do Feijão. A tragédia causou 272 mortes – três corpos ainda não foram localizados e/ou identificados.

Imagens da cheia de janeiro de 2022 em Brumadinho. A ponte que liga o bairro Canto do Rio ao Centro encoberta pela cheia do Rio Paraopeba – Crédito: Reprodução/YouTube

É o segundo município em extensão territorial (639.434 km2)da Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem população de 41.208 habitantes (estimativa 2021/IBGE). Mais de 80% em áreas urbanas na sede e interior.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Veja as cidades mineiras mais afetadas pelo tarifaço de Trump

Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Sete Lagoas e Varginha são os…

18 horas atrás

Planalto dentro do STF

A independência nas atividades entre os Três Poderes da República está clara na Constituição. "Art.…

2 dias atrás

Além de partido, Simões precisa mudar a narrativa

A possível troca do partido Novo pelo PSD do senador Rodrigo Pacheco, antecipada nesta coluna,…

2 dias atrás

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

2 dias atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

3 dias atrás

AMIG Brasil debate o Marco Regulatório Municipal da Mineração

A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores abre, nesta quarta (20), o VI Encontro Nacional dos…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!