Alunos do 6º ano do Colégio Pedro II , do Humaitá II, Rio de Janeiro - Imagem ilustrativa/Acervo CP2
Uma hora a mais de sono faz a diferença: melhora o desempenho dos alunos em sala de aula. A conclusão é parte de pesquisa conjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu (PR) e Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Chapecó (SC), que avaliou grupo de alunos cujo ingresso na escola foi alterado das 7h30 para 8h30.
A pesquisa, divulgada na revista científica Sleep Health, foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Biociência da Unila. O ganho de uma hora de sono, destaca nota da universidade, resultou, por exemplo, na diminuição da “sensação de sonolência”. Além disso, segue, ajudou a “melhorar o estado de humor dos adolescentes”.
O trabalho Unila-UFFS envolveu uma semana de acompanhamento com estudantes do Ensino Médio em escola da cidade de Palotina (PR). Os pesquisadores avaliaram o comportamento de 48 alunos na faixa dos 15 aos 18 anos. Com a alteração de rotina, atestam, os estudantes aumentaram o tempo de sono, com média de 7 horas e 35 minutos.
O professor Felipe Beijamini, um dos participantes do estudo, relatou que, desde 2018, algumas unidades da federação dos Estados Unidos adotaram o ingresso mais tarde nas escolas. Entre os ganhos, apontou, por exemplo, aumento de 10% no desempenho dos alunos.
Unila e UFFS tiveram colaboração de pesquisadores da USP e da UFPR. Leia mais sobre a pesquisa AQUI.
A entrada do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no Governo Lula, à frente da Secretaria-Geral da…
Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…
As principais lideranças (nacionais) do PSD mineiro – senador Rodrigo Pacheco e o ministro das…
O quórum mínimo qualificado de 48 votos para aprovar o fim do referendo é o…
A busca de compensação pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto ao presidente Luiz Inácio Lula…
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sabe que, no atual cenário, dobra o zero sua chance…