Fapemig terá defesa de representantes da comunidade cientifica de todo país: anulação do decreto do governador Zema - Crédito: Google Maps
Veja (abaixo) teor do requerimento de Audiência Pública da ACB e SBPC contra decreto de Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à frente da Administração da 2ª economia do país, cria bem mais embaraços e antipatias que resultados. Depois da CPI da Cemig, retornará amanhã (20/03) ao paredão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Desta vez, a prévia será na Audiência Pública, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, prevista para às 09h30. A pauta é a bagunça, chamada “reforma”, no Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), promovida em decreto (26/10/2023) do governador.
O requerimento daquela sessão, de 02 de fevereiro, foi reação imediata e conjunta da Associação Brasileira de Ciência (ABC) e Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC).
Zema, entre vários absurdos, em um só decreto, quebrou a autonomia da Fapemig. Ele vestiu fantasia, rota, de dono de uma instituição de Estado. Acredita, pois, por aquilo que assinou, que tudo pode contra órgãos públicos.
Menosprezo por instituição de Estado
A postura de Zema, ao triturar o Estado da Fapemig, foi assim interpretada pelas duas requentes da sessão àquela Comissão: “(…) e apequena a Fundação hierarquicamente, ao rebaixá-la de órgão de Estado, para órgão de Governo, (…)”.
O protesto das duas mais expressivas representações do ambiente das ciências no país, endossa, portanto, às críticas do mundo da política ao governador mineiro. Identificaram nele perfil político avesso às práticas em sociedade livre:
Lula ainda estava fora do país. Levou a pesquisa de desaprovação da Quaest e as…
Depois de repetir mais uma etapa da missão internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), de…
Ante a indefinição e pouco desejo de seu pré-candidato a governador, o presidente Lula (PT)…
Com geadas ainda pouco impactantes (na média histórica) em áreas cafeeiras, o café vai bombando…
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue com plano de metas da…
A política do Governo Lula, marcada por instabilidade fiscal (destaque para novela do IOF e…