Ao lado de Maurício Soares, presidente do TRE/MG, do corregedor eleitoral, Octávio Boccalini e da defensora pública-geral Raquel Dias, Agostinho Patrus firma parceria, foto Luiz Santana/ALMG
A Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas assinaram, na quinta (25), termo de cooperação para o enfrentamento à desinformação relacionada ao processo eleitoral. De acordo com o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PSD), o Legislativo mineiro reconhece a importância do processo eleitoral para a democracia. Conforme destacou, a iniciativa se somará a outras que a Assembleia já aderiu para contribuir para a valorização das eleições.
Em 2020, a Assembleia assinou termo semelhante com o objetivo de incentivar a população a ir às urnas. Naquela época, buscou-se tranquilizar os eleitores quanto à segurança dos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral para prevenir o contágio pela Covid-19.
Os desafios deste ano e destas eleições são outros, tendo em vista o crescimento do uso das redes sociais e a velocidade com que informações não confiáveis, as fake News, chegam aos eleitores. “Isso gera desinformação. Em 2022, reafirmamos a confiança na Justiça Eleitoral de Minas. Vamos levar uma mensagem sobre a relevância do voto informado, sobre a importância de entendermos as diferenças de opiniões e convivermos em harmonia nestas eleições”, ressaltou Agostinho Patrus.
Durante a cerimônia, foi exibido vídeo de campanha institucional elaborada pela Assembleia, iniciativa que decorre desta parceria estabelecida com o TRE-MG. A campanha vai circular nas mídias do Estado até o fim de setembro.
O lema é “Todo voto tem o mesmo poder”, ressaltando o respeito às diferenças e ao voto bem informado. A campanha teve autorização judicial e foi tratada como de interesse público.
Segundo o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre o tribunal e a Assembleia é uma forma de celebrar a democracia. “Ter o apoio desta casa legislativa é importante para a Justiça Eleitoral, sobretudo, no contexto atual”, afirmou.
Ele anotou que este é um momento histórico desafiador para quem atua na Justiça Eleitoral. Falou também da importância de que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pelo respeito.
A fala do desembargador ocorre em um momento em que a lisura do processo eleitoral tem sido questionada por alguns grupos. “São 90 anos de Justiça Eleitoral, mais de 25 anos com urnas eletrônicas, sempre realizando eleições íntegras e confiáveis. Prova disso são os testes de integridade, as auditorias da votação eletrônica, que são promovidas em todos os anos eleitorais”, salientou.
O desembargador observou que, na quarta (24), foi instalada a comissão de auditoria da votação eletrônica de 2022 e chamou os deputados e partidos políticos a participarem desse processo. “Queremos atuar com transparência para que o nosso trabalho em prol das eleições limpas e seguras seja conhecido por todas e todos”, disse.
A parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG, que busca prevenir e enfrentar, de forma constante, a desinformação contra a Justiça Eleitoral.
Uma das iniciativas desse programa, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a criação e divulgação do Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições.
Por meio dele, cidadãs e cidadãos poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Esses conteúdos serão encaminhados às plataformas de streaming, provedores de redes sociais e agências de checagem para verificação.
Também fizeram parte do evento, o corregedor do TRE-MG, desembargador Octávio Boccalini, e a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.
LEIA MAIS: TRE/MG elege novo comando que guiará sucessão mais acirrada da história
Alguns aspectos chamam atenção na Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da holding Alpargatas S.A. realizada…
Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…
Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…