Aberta temporada das pesquisas para a próxima corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte. Imagem ilustrativa da fachada da PBH - Crédito: Divino Advincula/ Assessoria Prefeitura/ Arquivo
O eleitorado de Belo Horizonte foi confrontado nesta terça (11/06) com pesquisas de intenção de votos para as eleições de outubro. De forma curiosa, os institutos responsáveis informaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) terem consultado exatas 1.200 pessoas.
Além disso, são praticamente coincidentes os períodos das consultas Viva Voz/TV Alterosa e Quaest, de quatro dias por cada lado. Arranharam um empate no gráfico da tal “margem de erro”, de 2,9% e 3%, respectivamente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou, nas eleições de 2022, o colegiado da capital mineira com 2.006.854 eleitores inscritos. Ou seja, para aquela base, o número de eleitores ouvidos tanto pelo Viva Voz quanto pelo Quaest representou 0,059%.
O percentual de eleitores ouvidos, para o universo do colegiado, é ridículo. Entretanto, os “institutos” julgaram ser o suficiente para interpretar o desempenho dos atuais pré-candidatos.
Quaest informou que coletou seus dados entre os dias 05 e 08 deste mês. O Viva Voz, de 06 a 09. Ambos fizeram consultas espontâneas e estimuladas. Vale notar um aspecto: nesse período, a Prefeitura de Belo Horizonte retornou com a propaganda no rádio.
O Viva Voz/TV Alterosa recebeu do TRE-MG o protocolou Nº 07572/2024 para o registro de sua pesquisa. Para o Quaest, o Nº MG-00125/2024.
Na pesquisa Viva Voz/TV Alterosa, dentro da modalidade simulada para eventual 2º turno, chama atenção os desempenhos dos caciques federais. Iriam no palpite do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 33%, enquanto 30% no do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não seguiram as preferências deles 21%.
Da parte do Quaest, que 87% dos ouvidos ainda estariam indecisos sobre em quem votar.
MATÉRIA RELACIONADA:
Pesquisa das desilusões é o nome da 1ª consulta a prefeito de BH
O gráfico do Viva Voz, na consulta estimulada, para os três primeiros na preferência dos pesquisados ficou assim: o apresentador (até maio) de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (republicados), 20%, prefeito Fuad Noman (PSD), 18%, e o senador Carlos Viana (Podemos), 9%.
Pelos apontamentos do Quaest, assim: Tramonte, 25%, ex-deputado João leite (PSDB), 11%, e deputado estadual Bruno Engler (PL), 11%.
Veja como parte do noticiário, na Capital, tratou os resultados do Viva Voz (Pesquisa Viva Voz Ltda) e do Quaest (Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos Ltda): Rádio Itatiaia e jornal Estado de Minas
TSE define regras para as pesquisas eleitorais nas Eleições 2024
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sabe que, no atual cenário, dobra o zero sua chance de puxar…
O senador David Samuel Alcolumbre Tobelem (União-AP) ocupa a cadeira da Presidência do Senado e…
Na barraca em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o feirante-chefe da temporada é o…
A maior empresa da Colômbia, a Ecopetrol S.A. anunciou que a presidente do seu Conselho…
A Martin Lockheed realizará nova recompra de ações do capital. Desta vez, o Conselho de…
O futuro do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se vai para o STF ou para a…