Eleições

Conhece um eleitor pesquisado em BH?

O eleitorado de Belo Horizonte foi confrontado nesta terça (11/06) com pesquisas de intenção de votos para as eleições de outubro. De forma curiosa, os institutos responsáveis informaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) terem consultado exatas 1.200 pessoas.

Além disso, são praticamente coincidentes os períodos das consultas Viva Voz/TV Alterosa e Quaest, de quatro dias por cada lado. Arranharam um empate no gráfico da tal “margem de erro”, de 2,9% e 3%, respectivamente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou, nas eleições de 2022, o colegiado da capital mineira com 2.006.854 eleitores inscritos. Ou seja, para aquela base, o número de eleitores ouvidos tanto pelo Viva Voz quanto pelo Quaest representou 0,059%.

O percentual de eleitores ouvidos, para o universo do colegiado, é ridículo. Entretanto, os “institutos” julgaram ser o suficiente para interpretar o desempenho dos atuais pré-candidatos.

Quaest informou que coletou seus dados entre os dias 05 e 08 deste mês. O Viva Voz, de 06 a 09. Ambos fizeram consultas espontâneas e estimuladas. Vale notar um aspecto: nesse período, a Prefeitura de Belo Horizonte retornou com a propaganda no rádio.

O Viva Voz/TV Alterosa recebeu do TRE-MG o protocolou Nº 07572/2024 para o registro de sua pesquisa. Para o Quaest, o Nº MG-00125/2024.

Bolsonaro e LuLa em empate técnico; e 87% indecisos

Na pesquisa Viva Voz/TV Alterosa, dentro da modalidade simulada para eventual 2º turno, chama atenção os desempenhos dos caciques federais. Iriam no palpite do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 33%, enquanto 30% no do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não seguiram as preferências deles 21%.

Da parte do Quaest, que 87% dos ouvidos ainda estariam indecisos sobre em quem votar.

MATÉRIA RELACIONADA:

Pesquisa das desilusões é o nome da 1ª consulta a prefeito de BH

Preferências nas pesquisas estimuladas

O gráfico do Viva Voz, na consulta estimulada, para os três primeiros na preferência dos pesquisados ficou assim: o apresentador (até maio) de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (republicados), 20%, prefeito Fuad Noman (PSD), 18%, e o senador Carlos Viana (Podemos), 9%.

Pelos apontamentos do Quaest, assim: Tramonte, 25%, ex-deputado João leite (PSDB), 11%, e deputado estadual Bruno Engler (PL), 11%.

Veja como parte do noticiário, na Capital, tratou os resultados do Viva Voz (Pesquisa Viva Voz Ltda) e do Quaest (Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos Ltda): Rádio Itatiaia e jornal Estado de Minas

TSE define regras para as pesquisas eleitorais nas Eleições 2024

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

15 minutos atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

15 horas atrás

AMIG Brasil debate o Marco Regulatório Municipal da Mineração

A Associação Brasileira dos Municípios Mineradores abre, nesta quarta (20), o VI Encontro Nacional dos…

1 dia atrás

Suzano busca R$ 2 bi; proteção de florestas

A Suzano S.A., maior produtor mundial de celulose, captará R$ 2 bilhões para financiar projetos…

2 dias atrás

Sem tempo de TV, candidatura de Zema será natimorta

Se Zema tiver um marqueteiro sério e sincero (imagina-se que tenha), deve ter ouvido dele…

2 dias atrás

Bicentenário de tratado e a “dona” do Brasil

O mês é do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro (29 de agosto de…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!