Política

AMM tem disputa acirrada a 11 dias da eleição

A 11 dias das eleições para definir o comando de seu próximo triênio (2025/2028), a Associação Mineira de Municípios (AMM) vive momento de intensa e acirrada disputa. A votação acontece no próximo dia 4 para escolher um dos dois candidatos: o atual presidente, Marcos Vinícius Bizarro, e o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão.

Duas sondagens foram divulgadas nesta semana, com resultados divergentes. De acordo com dados da Quasar Produções, Marcos Vinícius estaria à frente, com 56,67%, e Falcão, com 43,33%. Em outra, divulgada pelo jornal Estado de Minas, Falcão estaria à frente.

Segundo a empresa Quasar, no levantamento feito entre os dias 20/02 a 21/03/2025, 195 participaram da consulta; outros 611 não quiseram se manifestar. Na enquete do Estado de Minas, 25 responderam, dos quais 17 declararam o voto em Falcão, e outros 35 consultados não deram retorno. Alguns prefeitos consultados pelo jornal, dividiram-se entre quem apoia a continuidade de Marcos Vinícius e os que são contra pelo fato de ele não ser mais prefeito. Ele foi prefeito por dois mandatos de Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce) entre os anos de 2017 e 2024.

Ainda na pesquisa da Quasar, 70% dos entrevistados aprovam a atual gestão, dos quais 46,67% a consideram ótima e 23,33%, boa. Os que reprovam são 20%, dos quais 16,67% a consideram péssima e 3,33, ruim. Outros 10% a classificam como regular. Outro dado apontou que 66,6% defendem mudanças na atuação da entidade, com maiores investimentos na descentralização e na capacitação.

Regras da votação

A eleição será realizada na Assembleia Geral da Associação, no dia 4 de abril próximo, na sede da entidade, na Avenida Raja Gabaglia, n.º 385, bairro Cidade Jardim, em BH. Estarão aptos a votar os prefeitos e prefeitas dos municípios associados que estejam em dia com as obrigações estatutárias. Para isso, é preciso que o município tenha sido filiado há mais de três meses consecutivos antes da eleição e que esteja em dia com as contribuições e demais obrigações sociais.

A Assembleia Geral será instalada em primeira convocação, às 9h, ou às 10h em segunda convocação, com qualquer quórum. A votação será concluída às 16h, e a apuração dos votos terá início imediatamente após o encerramento. As chapas deverão ser inscritas, presencialmente, na sede da AMM, por meio de Termo de Registro de Chapa, até as 17h do dia 30 de março de 2025.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Novo Nordisk e Lexicon em acordo de US$ 1 bi

O laboratório dinamarquês Novo Nordisk, com planta em Montes Claros (MG), desenvolverá e comercializará medicamento…

3 dias atrás

De Tancredo a Fuad: democracia à frente da saúde

Muita gente criticava o fato de Fuad Noman priorizar a campanha eleitoral em desfavor do…

4 dias atrás

Americanas comemora sua “reconstrução”

O ano de 2024 foi “um importante marco para a história de reconstrução da Americanas”.…

4 dias atrás

Triunfo encerra recuperação

A holding Triunfo Participações e Investimentos enfim, encerrou os Planos de Recuperação Extrajudicial (PREs). Em…

5 dias atrás

Vice de Zema reprova tática do chefe e vai mudar de marqueteiro

Mais preocupado com a própria candidatura a governador, o vice-governador Mateus Simões (Novo) avalia ter…

5 dias atrás

Competência brasileira em armas químicas

O Exército do Brasil figura no topo de segmento relevante relacionado à proibição internacional do…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!