Posto do Crea-MG realiza a biometria de eleitores desde o dia 1º de setembro, foto Comunicação Crea-MG
Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), para fazer o cadastramento biométrico da população. Aberto a todos os cidadãos, o atendimento ocorre de 12h30 às 17h30, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, buscando ampliar o cadastramento biométrico da população. O serviço funcionará no hall de entrada do prédio, na avenida Álvares Cabral, 1.600, bairro Santo Agostinho. O atendimento começou no dia 1º deste mês.
A principal função da biometria é assegurar que, no dia da eleição, nenhuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, protegendo a democracia de fraudes e garantindo mais segurança e integridade ao processo eleitoral. A coleta biométrica garante mais segurança ao voto, evitando fraudes, e auxilia na criação de um cadastro único de identificação civil, que deve facilitar o acesso a diversos serviços públicos.
Além do Crea-MG, outras nove instituições de Belo Horizonte recebem os postos de atendimento provisórios ao eleitor. O atendimento é voltado principalmente para os trabalhadores desses locais, mas está aberto também a qualquer cidadão. No espaço, serão oferecidos serviços de cadastro biométrico, emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e regularização da situação cadastral.
Cadastrar a biometria é fácil e gratuito. Basta comparecer a qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, ou aos postos temporários, apresentando:
Documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento ou casamento (original);
Comprovante de endereço;
Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem tirar o título pela primeira vez);
Título de eleitor e CPF, se possuir.
Antes de buscar atendimento, você pode consultar a situação do seu título eleitoral e verificar se a biometria já foi coletada. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) do TSE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.
Implantado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitoras e eleitores em todo o país por meio das impressões digitais, da assinatura e de fotografia. Atualmente, 70,8% dos eleitores mineiros têm a biometria registrada, índice abaixo da média nacional, que é de 86%. O objetivo do TRE-MG é ampliar a cobertura no estado e aumentar a segurança do processo eleitoral.
Além da instalação dos postos temporários em Belo Horizonte, o TRE-MG também realiza a Caravana da Biometria, que leva atendimento a municípios sem sede de zona eleitoral.
Uma semana após aparecer um comprador interessado, a Copasa sai do campo da federalização e…
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…