Política

Kalil traça 2 cenários pela reeleição: ganhar no 1º turno ou disputar o 2º com PSOL

Como o empresariado, seu principal adversário, não conseguiu criar candidatura forte à Prefeitura de BH, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) planeja 2 cenários para se reeleger em novembro. O primeiro, liquidar a fatura no primeiro turno, quando confirmaria o favoritismo que as pesquisas lhe atribuem. Por outro lado, como haverá mais de 10 concorrentes, vai incensar a candidatura de um deles. A preferida é do PSOL, da deputada federal Áurea Carolina, ignorando as demais.

Há riscos? Sim, como em toda operação política na medida em que não se vence eleição de véspera nem pela soberba. Na conta dos aliados de Kalil, haverá alternativas ao centro, à direita e à esquerda. Se a esquerda passar para o 2º turno, o prefeito terá o apoio da direita e de parte do centro. A esquerda deverá estar representada por Áurea Carolina e pelo ex-ministro de Direitos Humanos Nilmário Miranda (PT). Se a direita for finalista, que será representada pelo deputado bolsonarista Bruno Engler (PRTB), a esquerda e parte do centro deverão ficar com o prefeito.

Centro pode ser complicador

Por outro lado, se o centro, aí representado pelo deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania) ou o empresário Rodrigo Paiva (Novo), for finalista, o cenário pode se complicar. O centro poderia atrair a direita, o centro-direita e o centro.

Voltando ao empresariado, Kalil tem enfrentado dificuldades com o segmento desde a discussão e votação do Plano Diretor na
Câmara Municipal de BH. Com a pandemia do coronavírus, azedou de vez, com o adiamento da retomada da atividade econômica.

Kalil fez um movimento político nesta semana, aderindo a reabertura desde quinta (6), para não ficar como o último a apoiar. O governo do Estado só fará isso a partir de hoje. Por outro lado, Kalil mantém campanha publicitária no ar pedindo as pessoas para continuarem em casa, que esse seria o melhor remédio no momento contra o avanço da Covid-19.

Pandemia impõe cenário incerto

Do ponto de vista técnico, mudou a fórmula de calcular a taxa de ocupação ao incluir os leitos privados, deixando a sensação de melhora, de redução. O fato é que a reabertura do comércio deverá provocar inevitável aumento de casos e até recuo e fechamento daqui a um ou dois meses, ou seja no auge da campanha eleitoral.

Por conta de tudo isso, a eleição pode ficar incerta, apesar das tendências favoráveis a ele. Até porque as pesquisas já anotaram que a atuação dele na pandemia é mais aprovada (54%) do que a do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Bolsonaro (sem partido).

LEIA MAIS: Kalil diz que não foi eleito miss simpatia e não cederá a empresário

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Esse bloguizinho é ridículo. Achar que a Áurea tem sequer chance de chegar ao segundo turno é uma ilusão que deveria ser tratada no psiquiatra.
    O "jornalista" que acredita nisso vai dizer que as pesquisas mostram ela em segundo lugar. Mas as pesquisas só colocam quem está garantido que vai disputar, todos os outros partidos grandes ainda não confirmaram seus candidatos. Qualquer zé ruela tem mais chance que a Áurea.
    Esse blogueirinho nunca deveria ter saído do DCE.

  • O QUE PSOL disputar 2 turno kkkkkkkkkkkkkkkk, eu meto pé na esquerda nessas eleições com meu voto contra, a esse partido de merda socialista. segundo vou fazer campanha contra sr. Kalill nas redes sociais #fora Kalill

  • ue, esse verme esta fazendo campanha sobre caixoes?

    ninguem quer saber de kallil em bh, todo mundo que vc conversa nao vai votar nessa bosta

    ta igual a dilma, qdo era lider no senado, e vc conversava com as pessoas ng ia votar nela

    pessimo administrador enganou na prefeitura, fez nada de diferente, e geralmente o segundo mandato de qlr politico no brasil e pior que o primeiro.

  • Vai se ferrar Kalil nessas eleições, pela sua arrogância e autoritarismo ... Próximo prefeito se realmente candidatar será Bruno Engler

    • KALIL VAI SER REELEITO COM FOLGA. E NÓS TODOS ASSISTIREEMOS A FAMÍLIA BOLSOLIXO SER PRESA. ATÉ A MIXEQUE,.

  • Quem fez essa pesquisa, será o Data Folha kkkkkkkkkkk Pelo Data Folha a Dilmanta tava eleita como a mais votada para o senado...kkkkkkkkkkkkk viram o que deu..kkkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKK. E PIADA NE, ESSE LADRAO ATLETICANO NAO GANHA DE PRIMEIRO TURNO E NEM ESSA VAGABUNDA CADELA, VAI PRO SEGUNDO

  • Fora kalil e fora Alvaro Damiao, BH precisa entender que futebol e política não dá certo, chega desses aproveitadores.

  • Psol ? Segundo turno? Kkkkk essa foi a piada do dia, quem autoriza postar isso deveria ser demitido o mais rápido Possível

  • Jornaleco! Nunca li tanta bobagem em site tão quebrado! Meu caro Orion Teixeira, o seu jornal, assim como a Globo tem os dias contados. Lixo! Vendido! Lembre-se que a Dilma seria eleita senadora e Bolsonaro começou com 1% das intenções de voto. Bruno Engler será eleito e a esmola da PBH para o “O Estrago de Minas” chegará ao fim. Aproveite sua aposentadoria!

Posts Relacionados

Cadence capta US$ 2,5 bi; melhoria do perfil da dívida e aquisições

A Cadence Design Systems, Inc. captará US$ 2,5 bilhões para melhorar o perfil da dívida…

2 dias atrás

Entidades acionam TCE e TJMG contra teto de gastos de Zema

Quatro entidades de servidores estaduais entraram com representação no Tribunal de Contas do Estado contra…

3 dias atrás

Navio traz um ou dois caças F-39?

Enquanto o Comando da Aeronáutica prepara festa para o aumento da frota F-39, o do…

4 dias atrás

Bolsonaro vem a BH, mas, sem o PT, ficará sem discurso

Já foi dito pelo brilhante jornalista Elio Gaspari (Folha de SP, 24/8/24) que o bolsonarismo…

4 dias atrás

Acordo mediado pelo TCE põe 600 novos ônibus na Grande BH

Ao trocar sanção por conciliação, o Tribunal de Contas de Minas (TCE-MG) concluiu acordo que…

4 dias atrás

RRF: Zema põe Minas em camisa força, avaliam entidades fiscais

De forma unânime, entidades fiscais de Minas, que reúnem especialistas na área fiscal e contas…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!