Política

Se Kalil se reeleger domingo, Zema terá que colocar as barbas de molho já

Na clássica pergunta de quem sai ganhando ou perdendo nas eleições de domingo (15), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) sai em vantagem sobre os rivais. Não só os de agora, mas o de 2022 também. Um deles é o governador Romeu Zema (Novo), que deverá tentar a reeleição daqui a dois anos.

Reeleito, Kalil exibiria força política e perspectiva de poder, ou seja, mudando e deslocando o eixo político. Ficará entre a Cidade Administrativa e a Avenida Afonso Pena, 1.212, centro de BH, onde funciona a sede da Prefeitura. A partir de janeiro de 2021, com a reeleição do prefeito, Zema passa a ter concorrência direta.   

As pesquisas estão aí e já sinalizam tendências. Kalil tem mais de 60% de aprovação da gestão e da candidatura. Os dados são do Ibope (MG-04440/2020, dos dias 7 a 9 de novembro). Na mesma sondagem, realizada na capital mineira, Zema aparece com 33% de aprovação e Bolsonaro, 32%. A experiência mostra que governante com apenas 30% de aprovação tende a ter dificuldades de reeleição.

Ponto fraco do prefeito

O prefeito avaliou pontos fracos de seu perfil e gestão nas mesmas pesquisas, e descobriu que os belo-horizontinos gostaram de saber que ele poderá deixar o cargo para disputar o Governo de Minas. A eleição acontece em 2022.

Na mesma sondagem, o prefeito confirmou que sua aliança com os tucanos próximos do ex-governador Aécio Neves, que se envolveu em denúncias de corrução, poderia tirar-lhe votos. Chegou a se preparar até para as críticas, mas não vieram nem da direita ou esquerda.

Improviso na comunicação

Zema, de sua parte, continua fazendo experiências na comunicação. Um dos poucos governadores a aderir à rede social Tik Tok, ele mostra mais a si do que suas realizações. Qual será a entrega de Zema, que, até agora, não apareceu, nem irá, no terceiro ano de gestão que se aproxima?

Se o projeto dele e de seu partido, o Novo, é baseado em privatizações, terá mais dificuldades de fazê-las a partir de agora. Primeiro, porque os deputados estaduais são candidatos à reeleição e não vão querer entrar em bola dividida, como a venda de estatais. De outra visão, a partir de janeiro, poderão identificar o crescimento da alternativa Kalil.

Pacote de maldades chegará atrasado

Ou seja, Zema perdeu o timing, pois medidas polêmicas e negativas, o chamado pacote de maldades, devem ser implementas no início do mandato. A ideia é sobrar tempo para a recuperação da aprovação. A nova situação complica o quadro político ao governador, que, até o momento, não tinha obtido sucesso na relação com a Assembleia Legislativa.

Nove entre dez políticos dizem que, se for reeleito, como indicam as pesquisas, o prefeito de BH deverá deixar o cargo 16 meses depois que assumir. Em seu lugar, deverá ficar no cargo, por dois anos e oito meses, seu vice, Fuad Noman (PSD). O projeto de Kalil é, uma vez consumada a reeleição, pavimentar a candidatura a governador em 2022. Daí, como se vê, os quase ocultos candidatos a vice ganham importância capital.  

LEIA MAIS: Com Kalil reeleito, prefeito de BH poderá ser Fuad Noman por 2 anos

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • Kalil com 63% dos votos kkkkkkkk . .de todo mundo que eu conheço, só 2 vão votar nele. Vai ser igual a Dilma . Três dias antes da eleição estava em segundo lugar e no dia ficou em 4º.

  • pior prefeito q bh já teve.. legalizou invasões.. travou projetos da adm anterior.. mandou abrir 1700 covas para assustar a população.. domingo o povo belo-horizontino mostrará a ele sua verdadeira aprovação!! obs.: atleticano de verdade tb não vota nesse boçal!

    • prefeito arrogante, mimizento, pirracento, nao e capaz de dialogar...
      quem nao se lembra dele dizendo que nao tinha nada a dizer para os comerciantes durante a pandemia, ue, ele é rei? a funçao de servidor publico é servir a população...dialogar, conversar,dar satisfações.

      e mais, domingo aparecerá a verdade, os numeros sao mentirosos, onde kallil tem 60 por cento..todos os espaços de debate a rejeiçao é alta.

  • Quando aconteceram as quedas de aviões no Caiçara ele se recusou a fechar o aeroporto Carlos Prates. Não fez absolutamente NADA para prevenir o efeito das chuvas. Bateu no peito dizendo que ia abrir a caixa preta da BHTRANS e simplesmente abriu as pernas para as empresas de ônibus. FORA KANIL! E LEVA SUA CORJA ESQUERDOENTE JUNTO!

  • Infelizmente os belo-horizontinos não estão sabendo votar, o cara decretou o fechamento do comércio durante a pandemia, foi totalmente autoritário é um prefeito horrível, não fez diferença seu governo. Ele liberou o comércio só até o término da eleição, após, pode ter certeza que decretará o lockdown. Sem falar que é atleticano e autoritário, sem diálogo. CRUZEIRENSE que se preza não vota para reelege-lo.

    • cruzeirense vota é em senador com helicoptero de cocaina. nem no time delas tem boa administração (que o diga o mp), sabem escolher mto bem escolher representantes essas bonecas... sei...

    • nao misture futebol com politica, afinal o kalli como atleticano tem nada, a briga que esta com os menins...kallil gosta e de dinheiro e sonegar impostos.

    • MENTIROSO. EUS SEI PQ V C NÃO GOSTA DO KALIL. É PQ ELE NÃO É BOLSONETA E DEBOCHOU DOS 10%. KKKK

  • DOMINGO VAI APARECER A VERDADE, pesquisas mentirosas , a rejeiçao pelo kallil é muito alta

    na ultima eleição kallil ganhou apertado com 52 por cento, sendo que a rejeiçao em 2020 e 2x pior.

  • Festas 'clandestinas' por toda cidade, pessoas sem máscaras em bares e restaurantes, pessoas sem mascara em ônibus e em supermercados, pessoas sem mascaras por todos os lugares possíveis dessa cidade, mas o vilão da cidade é o prefeito, curioso como as pessoas não assumem as consequenciais.

    • estranho, se a culpa era do comercio, agora que esta tudo aberto, pq as taxas não aumentam assustadoramente, afinal a culpa era do comercio...

      • Parte das pessoas, principalmente jovens que são assintomáticos, obtém algum nível de imunidade, é um dos motivos da taxa não 'explodir', mas não significa que não esteja subindo.

        • acredito que nao seja somente jovens, tem muito professor ai, que nao quer dar aula, mas estao aglomerando em butecos.

  • KKKKKKKK o choro é livre. Reclamando que fechou o comércio durante a pandemia. Ahaaaa vai pentear macaco. Fez ele muito bem. E parem de misturar futebol com política. Vão lá conferir a admistração e esqueçam a série B porque "DOMINGO TEM MAIS".

  • Um prefeito que tem mais de 60% dos votos, não pode ser ruim.. pelo contrário... o choro é livre... o homem será governador....
    Estou lendo alguns comentário sobre a pandemia. Respeito a opinião de todos, mas se tivesse liberado tudo e morrido um monte de gente, seria processado e perderia a reeleição....
    Durante a pandemia, mostrou que não estava preocupado com a reeleição, pois se tivesse, teria atendido alguns comerciantes e se dado mal... prova disso que tem comerciante que não quis abrir até agora, mesmo estando liberado.
    O homem tem pinta de turrão, mas tem um coração gigante....
    Minas Gerais precisa de alguém assim.... que bata no peito e faz... escorrega quiabo não dá...

  • BH merece coisa muito melhor que esse projeto de ditador. Acabou com os empregos de milhares de trabalhadores, forçou o fechamento de centenas de negócios com sua gestão desastrosa e autoritária. Usou dinheiro dos impo$tos para distribuir cesta básica e fazer demagogia. No domingo saberemos a verdade de que os números destas pesquisas são inventados. FORA KANIL!

  • o governador gema do partido ovo pode se preparar. mediocre, falou dos jetons na campanha e no governo nao fez nada. fica passando pano pra vale, criminosos que ceifaram a vida de mais de 200 pessoas. 2022 se o kalil vier como candidato ao governo, ja era pro capial

    • Zema é fraco. O que fez em dois anos? O que cumpriu de promessa? E ainda fica em cima do muro quando espera-se uma posição contrária ao do Bolsonaro. Fraco e se Kalil candidatar, ele vai perder.

    • O Zema conseguiu o segundo maior acordo do mundo de ressarcimento, 36 bilhões, só porque ele demorou não quer dizer que não estava prestando atenção e sim porque não aceitou a merreca que queriam dar inicialmente.

Posts Relacionados

Copasa: 3,7 milhões de mineiros não têm água tratada

Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…

11 horas atrás

B3 entra em elo do Master, apontado primeiro no ALÉM DO FATO

No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…

15 horas atrás

Saia justa na chapa aliada de Lula em Minas

Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…

5 dias atrás

Goldman Sachcs vira traço na Bradespar

A Goldman Sachs & Co. LLC  (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…

5 dias atrás

Novembro ‘master’: corrupção, prisão de generais e COP30 pífia

O Governo Lula trata a política do país em patamares típicos de país susbesenvovido, tirando…

6 dias atrás

TCEMG investiga espionagem de estatal mineira por privatização

Em um despacho do conselheiro Agostinho Patrus, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE),…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!