O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) completa 90 anos no dia 23/4 com a mesma vitalidade de sua criação. Em 2023, identificou 24.799 irregularidades em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências realizados no estado. “Estamos fechando o cerco contra o exercício ilegal das profissões do Sistema Confea/Crea. Essa atividade irregular afeta diretamente a vida das pessoas e prejudica o profissional que está atuando corretamente”, alertou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio.
Além das fiscalizações rotineiras de campo, foi criado canal de denúncias, por meio do aplicativo Conecta Crea, como importante ferramenta para potencializar as ações. Em 2023, o Crea-MG recebeu 5.226 queixas. “Todas as denúncias recebidas são apuradas. Das que recebemos no ano passado, 95,8% já foram encaminhadas, inclusive, para outros órgãos, pois recebemos denúncias que estão fora da atuação do Conselho”, disse o gerente do Departamento de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder.
O aplicativo, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, permite denunciar anonimamente irregularidades em serviços de engenharia, agronomia e geociências. Ele também serve como um portal para os usuários verificarem o registro de profissionais e empresas, além de acessar protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais, o aplicativo oferece um espaço dedicado, permitindo-lhes monitorar as ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração.
O Crea-MG celebra, em 2024, 90 anos de história. Desde a sua instalação, o Crea-MG tem como missão principal proteger a sociedade contra a prática ilegal de atividades técnicas. Para isso, exige a presença de profissionais legalmente habilitados na condução de empreendimentos e execução de serviços nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Para marcar a data, será realizada uma série de comemorações neste mês de abril. Na próxima segunda-feira, 15/04, às 19h, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza Reunião Especial de Plenário em homenagem ao aniversário do Conselho. A reunião foi requerida pelo deputado estadual Tito Torres, com o apoio de 32 deputados signatários, e aprovada pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite. A homenagem vai destacar a contribuição positiva do trabalho do Conselho para o estado.
Na terça-feira, 23/04, aniversário de criação do Crea-MG, haverá uma celebração às 16h, em frente à sede do Conselho, com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Na ocasião, serão homenageados os engenheiros que participaram da obra da sede, bem como a funcionária e o funcionário mais antigos do Conselho. Ao fim da cerimônia, será descerrada a placa de 90 anos, afixada no prédio da sede do Crea-MG.
Será lançado ainda, o site e, posteriormente, o livro “90 fatos que marcaram os 90 anos do Crea-MG”. Trata-se de um compilado de acontecimentos da engenharia, da agronomia e das geociências que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. “A história do Crea-MG está entrelaçada à das profissões e de Minas Gerais. E é isso que se pode observar nos 90 marcos escolhidos para contar a história e para comemorar os 90 anos do Conselho”, detalhou o presidente do Crea-MG.
O dirigente reforçou que o compromisso do Conselho é o de manter-se no caminho responsável do desenvolvimento das profissões, promovendo a excelência e a inovação. E mais, sem renunciar o compromisso com o bem comum, colocando à disposição da sociedade todo esse conhecimento técnico. “Ao olharmos nossa história, reconhecemos as conquistas e os obstáculos superados, mas também miramos o futuro com determinação e otimismo. Que esta data nos lembre da importância de honrar o legado daqueles que nos precederam, enquanto nos impulsiona a construir um futuro ainda mais promissor para as próximas gerações”, ressaltou Gervásio.
O Crea-MG foi criado em 23 de abril de 1934, a partir da Resolução 002, do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), como Crea da 4ª Região. A atuação alcança os estados de Minas Gerais e Goiás, com sede localizada em Belo Horizonte. Desde sua criação, o Conselho mineiro tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento e na fiscalização das profissões de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.
Além disso, o Crea-MG contribuiu ativamente para o desenvolvimento do estado ao promover projetos de interesse da sociedade, disponibilizando o conhecimento da área tecnológica a serviço das políticas públicas, setoriais e locais. “Ao longo desses 90 anos, testemunhamos uma evolução extraordinária na prática profissional e nos métodos empregados, e vimos como o Conselho foi essencial nas discussões técnicas que contribuíram para o avanço das nossas profissões”, reconheceu o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.
A socióloga Rosângela Lula da Silva (PT-PR), mais uma vez, desfila de fogo amigo contra…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), nos 60 dias que lhe restam de…
O GSI é, digamos assim, um nano quartel de generais de “elite” cravado no coração…
Dono do Grupo MRV (construtora), do Banco Inter e de empresas de comunicação, o empreiteiro…
A montadora brasileira Embraer S.A. refez sua projeção de entrega de aeronaves para este exercício.…
Em Minas e no Brasil, houve muito barulho por nada, da direita à esquerda, após…