Política

Presidente do TRE/MG fez apelo contra abstenção nas eleições

Em pronunciamento aos eleitores, o presidente do TRE/MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, fez apelo em favor do comparecimento às eleições. “É extremamente importante o comparecimento de todos nas eleições municipais. O seu voto tem poder. Saiba disso”, disse o magistrado. Sua fala foi feita no mesmo dia (15/10) em que fez parceria com a Assembleia Legislativa para incentivar o voto e desestimular a abstenção.

O receio dele, assim como do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), é com a crescente abstenção nas últimas eleições, ainda mais sob o impacto da pandemia.

Nas eleições de 2018, 20,3% dos eleitores do país não votaram, correspondendo a quase 30 milhões de pessoas, o maior percentual dos últimos 22 anos.

Medidas de segurança

Um dos pontos ressaltados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral são o planejamento e execução das medidas necessárias para garantir a realização de eleições seguras e tranquilas. O Tribunal Superior Eleitoral elaborou o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020.

A iniciativa teve consultoria de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Ele ainda solicitou que cada eleitor use máscaras durante a votação, não faça aglomeração e que respeite o distanciamento social.

Um milhão de máscaras

O TRE-MG recebeu 17 carretas com material de proteção contra a Covid-19, e finalizou, na segunda (13), o envio para as 304 zonas eleitorais de Minas Gerais. Foram enviados os seguintes materiais: – 1.233.090 máscaras descartáveis; – 232.176 frascos de álcool em gel de 215ml (para mesários e apoio logístico); – 222.384 frascos de álcool em gel de 500 ml (para higienização das mãos dos eleitores nas seções eleitorais); – 236.260 face shields; – 46.296 embalagens de álcool líquido 500 ml (para a limpeza de mesas, cadeiras e canetas nas seções eleitorais) e 211.385 adesivos para marcação de fila.

Para receber o voto de quase 16 milhões de eleitores mineiros na escolha dos 853 prefeitos e 8.490 vereadores, irão atuar 177 mil mesários e 52.500 profissionais de apoio e colaboradores. Quase três mil servidores da Justiça Eleitoral e mais de 300 juízes e desembargadores estão envolvidos na organização do pleito.

LEIA MAIS: Contra abstenção, Assembleia e TRE se unem para incentivar votação

Orion Teixeira

Ver Comentários

  • vocês votaram para eu ficar em casa e agora quer que eu sai para votar em suas ilustres pessoas?? hummm acho q não...

Posts Relacionados

Ingresso bilionário de Lula para Agrishow – agribusiness

A bondade do "crédito extraordinário" para o Plano Safra 2024-2025, na MP de R$ 4,17…

16 horas atrás

Sem tempo para deputados, Zema apanha na Assembleia

O governo Zema já trocou de articulador político quatro vezes e, na estreia do quinto,…

20 horas atrás

Zema se arrisca ao tentar ser apenas o plano C de Bolsonaro

Por influência de novo marqueteiro, o governador Zema (Novo) desperdiça eventuais chances ao deixar de…

3 dias atrás

Sai Credit Suisse, entra Itaú

A dança de cadeiras é na Localiza Renta a Car, que trocou de "formador de…

3 dias atrás

Nunes Marques, do STF, e a agenda de Bolsonaro

Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…

6 dias atrás

Damião tem que trocar a roupa de vereador pela de prefeito

Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!