Desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE/MG, reprodução site TRE/MG
Em pronunciamento aos eleitores, o presidente do TRE/MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, fez apelo em favor do comparecimento às eleições. “É extremamente importante o comparecimento de todos nas eleições municipais. O seu voto tem poder. Saiba disso”, disse o magistrado. Sua fala foi feita no mesmo dia (15/10) em que fez parceria com a Assembleia Legislativa para incentivar o voto e desestimular a abstenção.
O receio dele, assim como do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), é com a crescente abstenção nas últimas eleições, ainda mais sob o impacto da pandemia.
Nas eleições de 2018, 20,3% dos eleitores do país não votaram, correspondendo a quase 30 milhões de pessoas, o maior percentual dos últimos 22 anos.
Um dos pontos ressaltados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral são o planejamento e execução das medidas necessárias para garantir a realização de eleições seguras e tranquilas. O Tribunal Superior Eleitoral elaborou o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020.
A iniciativa teve consultoria de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês. Ele ainda solicitou que cada eleitor use máscaras durante a votação, não faça aglomeração e que respeite o distanciamento social.
O TRE-MG recebeu 17 carretas com material de proteção contra a Covid-19, e finalizou, na segunda (13), o envio para as 304 zonas eleitorais de Minas Gerais. Foram enviados os seguintes materiais: – 1.233.090 máscaras descartáveis; – 232.176 frascos de álcool em gel de 215ml (para mesários e apoio logístico); – 222.384 frascos de álcool em gel de 500 ml (para higienização das mãos dos eleitores nas seções eleitorais); – 236.260 face shields; – 46.296 embalagens de álcool líquido 500 ml (para a limpeza de mesas, cadeiras e canetas nas seções eleitorais) e 211.385 adesivos para marcação de fila.
Para receber o voto de quase 16 milhões de eleitores mineiros na escolha dos 853 prefeitos e 8.490 vereadores, irão atuar 177 mil mesários e 52.500 profissionais de apoio e colaboradores. Quase três mil servidores da Justiça Eleitoral e mais de 300 juízes e desembargadores estão envolvidos na organização do pleito.
LEIA MAIS: Contra abstenção, Assembleia e TRE se unem para incentivar votação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é presidido pelo ministro Luiz Edson Fachin, também presidente…
Quando surgiam sinais de diálogo na guerra entre os presidentes Lula e Davi Alcolumbre (Senado)…
Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 24 horas,…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), não surpreendeu. Impôs sigilo máximo e…
Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…
No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…
Ver Comentários
vocês votaram para eu ficar em casa e agora quer que eu sai para votar em suas ilustres pessoas?? hummm acho q não...