O governador Zema deverá decidir hoje sobre mudança na Secretaria da Fazenda, classificada como “trem da alegria” por auditores fiscais. De acordo com a proposta, os gestores fazendários podem mudar de cargo, para auditor de Finanças e Controle sem fazer concurso e ganhando atribuições exclusivas de auditor fiscal.
Diante da falta de apoio da Secretaria da Fazenda, mais de 200 auditores realizaram protesto para defender a carreira de um dos, segundo eles, mais violentos ataques sofridos na história do Fisco. O ato aconteceu na Cidade Administrativa, sede do governo estadual, na semana passada. O presidente do Sindifisco-MG, Matias Bakir, avaliou que a manifestação foi uma denúncia pública sobre a gravidade da situação na SEF/MG. “Cobramos também do governador o veto à transposição do cargo de gestor fazendário para auditor de Finanças e Controle”, pontuou.
“Nosso governador tem duas opções. Vetar o ‘trem da alegria’ e entrar para a história como o governador que vetou um ato ilegal e imoral ou repetir o gesto de governo anterior”, observou Matias. De acordo com ele, com a Lei Estadual nº 100/2007, o antecessor manteve inúmeros profissionais da educação em situação irregular, prestando serviço sem terem sido aprovados em concurso público. “Com isso, prejudicando inúmeros servidores da educação concursados”, reforçou.
O presidente do Sindifisco-MG propôs que seja criada uma comissão permanente, com participação de representantes da entidade, da Affemg e do governo, para acompanhar o processo. A sugestão foi acolhida pelo subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, que se comprometeu a continuar o diálogo com os servidores por meio da comissão. Autor da iniciativa, o Sinfazfisco defendeu a medida.
O laboratório AstraZeneca PLC, de Cambridge, na Inglaterra, comunicou nesta segunda (23/12) que a União…
Preocupada com o possível anúncio de aumento da tarifa do transporte público coletivo, a Câmara…
A Schroder Investment Management Brasil Ltda (Grupo Schroders) reduziu presença no capital social da Raia…
Minas Gerais tem marcas na história política do país com elos em traições. No Século…
Duas boas notícias da mineradora Samarco S.A. perderam visibilidade para mais um recurso do Ministério…
Toda projeção de safra seguinte de grãos reprisa o eterno desafio: déficit na capacidade estática…