Política

TRE atrai CDL e forma maior aliança eleitoral contra fake News e agressões

A Justiça Eleitoral em Minas reagiu aos ataques e desinformação e montou a maior aliança eleitoral para combater as fake News e agressões às instituições democráticas. Depois da Assembleia Legislativa de Minas, do Tribunal de Justiça do Estado, o TRE mineiro fez parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL/BH com esses objetivos.

A ação faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, que pretende impactar os mais de 16 milhões de eleitores de Minas Gerais. O termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) prevê o enfrentamento à desinformação, incentivo do eleitor idoso ao voto. E mais, orientação também aos empregadores dos setores de comércio e serviços sobre as folgas destinadas aos mesários voluntários que atuarem durante as eleições 2022.

Eleição é compromisso de todos

O acordo foi firmado, na sexta (2), na sede da CDL/BH, contou com a presença do presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. E mais, do vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE/MG, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini, da juíza auxiliar da presidência do TRE-MG, juíza Cristiana Ribeiro Gualberto. Ainda compareceram a juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal, juíza Roberta Fonseca, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), Júlio César Lorens.

Dentre as atribuições previstas, a CDL/BH fará a divulgação de campanhas sobre o fortalecimento da democracia, da transparência das eleições e do enfrentamento à desinformação. A entidade também irá incentivar a participação dos eleitores na votação, especialmente o público idoso.

Confiança reafirmada

“O momento atual é importante para definir os rumos do Estado e do país. Estamos às vésperas das eleições que irão definir quem serão os tomadores de decisão para os próximos quatro anos. Por essas decisões terem o potencial de impactar diretamente nossas vidas e nossos negócios, é que o período eleitoral merece nossa atenção. Confiamos na condução dos trabalhos pelo Tribunal Regional Eleitoral, A CDL/BH está pronta para colaborar e apoiar com ações que possam ajudar na organização do processo eleitoral”, reafirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Para o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, um dos desafios do processo eleitoral deste ano será o combate à desinformação. “Precisamos do apoio de entidades de grande capilaridade e prestígio, como a CDL/BH, para nos ajudar no combate a fake news, informações incompletas e também o incentivo ao voto. Minas Gerais é o segundo colégio eleitoral do país, somos mais de 16 milhões de eleitores, o que nos traz uma grande responsabilidade. Ao mesmo tempo, queremos que o maior número de eleitores compareça, pois quanto mais votos, maior credibilidade”, pontuou.

Assembleia foi pioneira

No dia 25 passado, a Assembleia Legislativa e o TRE mineiro assinaram o mesmo termo de cooperação. De acordo com o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PSD), o Legislativo mineiro reconhece a importância do processo eleitoral para a democracia. Conforme destacou, a iniciativa se somará a outras que a Assembleia já aderiu para contribuir para a valorização das eleições.

Em 2020, a Assembleia assinou termo semelhante com o objetivo de incentivar a população a ir às urnas. Naquela época, buscou-se tranquilizar os eleitores quanto à segurança dos procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral para prevenir o contágio pela Covid-19.

Os desafios deste ano e destas eleições são outros, tendo em vista o crescimento do uso das redes sociais e a velocidade com que informações não confiáveis, as fake News, chegam aos eleitores. “Isso gera desinformação. Em 2022, reafirmamos a confiança na Justiça Eleitoral de Minas. Vamos levar uma mensagem sobre a relevância do voto informado, sobre a importância de entendermos as diferenças de opiniões e convivermos em harmonia nestas eleições”, ressaltou Agostinho Patrus.

Cessão de servidores

No dia 30 de agosto, foi a vez do TJMG. Os termos de cooperação foram assinados pelos desembargadores Maurício Soares e José Arthur de Carvalho Pereira Filho, presidente do TJMG.

Além do enfrentamento à desinformação, o TJMG irá ceder servidores para atuarem no teste de integridade das urnas eletrônicas, uma das auditorias que serão realizadas no dia da votação. Contempla, ainda, o apoio logístico à Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica e a segurança dos ambientes do teste de integridade. Várias outras entidades e órgãos públicos se uniram ao movimento, como a Defensoria Pública da União.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

A assinatura do termo de cooperação com a CDL/BH faz parte das ações do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, instituído pelo TRE-MG em março de 2022. O Programa tem o objetivo de prevenir e enfrentar, de forma constante, a desinformação contra a Justiça Eleitoral, no âmbito de Minas Gerais.

Ele foi desenvolvido com base no direcionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o trabalho é conduzido de forma a complementar e amplificar as iniciativas nacionais, considerando as especificidades locais.

Também estão sendo desenvolvidas parcerias com outras instituições, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa do Estado

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Vale entrega Jangada para Itaminas

Os novos controladores da mineradora Itaminas (Itaminas Comércio de Minério S.A.), de Sarzedo (MG), consolidaram…

17 horas atrás

Veja as cidades mineiras mais afetadas pelo tarifaço de Trump

Belo Horizonte, Araxá, Contagem, Guaxupé, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Sete Lagoas e Varginha são os…

3 dias atrás

Planalto dentro do STF

A independência nas atividades entre os Três Poderes da República está clara na Constituição. "Art.…

4 dias atrás

Além de partido, Simões precisa mudar a narrativa

A possível troca do partido Novo pelo PSD do senador Rodrigo Pacheco, antecipada nesta coluna,…

4 dias atrás

Com nova lei, BH se torna a 6ª capital mais competitiva do país

No dia 12 de agosto, Belo Horizonte uniu-se aos outros 578 municípios mineiros onde a…

4 dias atrás

Dino e o risco de cangaço ideológico no STF

A bagunça brasileira turbinada. Desta vez, pelo ministro Fábio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!