Política

Zema cede e decide atender deputados para manter vetos à reforma administrativa

O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), recebe amanhã, às 9h, o governador Romeu Zema para discutir, segundo informações oficiais, a Lei Kandir. Participam também representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

O encontro entre os chefes do Executivo e do Legislativo se dá, entretanto, no último dia de trabalho dos deputados antes do recesso, que começa na sexta. Na pauta está a votação dos nove vetos do governador à reforma administrativa, entre eles o que mantém o pagamento de jetons para os secretários de Estado.

De acordo com um parlamentar com bom trânsito no Executivo, a reunião entre Agostinho e Zema poderá servir também para selar um acordo de paz, já que a relação entre os Poderes tem sido tumultuada. De um lado, o governo cede e atende as reivindicações dos deputados. Do outro, a Assembleia votaria os vetos do governador à reforma administrativa, para que tudo fique como quer o Executivo.

O governo vinha resistindo ao chamado “toma lá, dá cá”, sob o argumento de que essa era uma prática da velha política. Mesmo reivindicações legítimas de aliados, estabelecidas em bases inteiramente republicanas, vinham sendo negadas.

Mas as negociações avançaram hoje à tarde. O governo teria concordado em atender deputados da base com nomeações e obras, desde pequenas até de maior vulto. Tinha deputado pedindo até mata-burro, ainda de grande importância para pequenas cidades do interior, em especial para a zona rural.

A primeira sessão extraordinária de amanhã está marcada para 10 horas, logo após a reunião de Agostinho com Zema. Mas os vetos só entrarão na pauta se houver um quórum mínimo de aproximadamente 40 deputados. Sem esse número o governo avalia que pode sair derrotado e não vai arriscar.

Ricardo Campos

Posts Relacionados

Damião tem que trocar a roupa de vereador pela de prefeito

Os atos do novo prefeito de BH, Álvaro Damião (União), que foi empossado, nesta quinta…

8 horas atrás

Cemig D precisa azeitar caixa com R$ 1,5 bi

A Cemig Distribuição S.A. fará captação de R$ 1,5 bilhão. Operação será via emissão de…

24 horas atrás

Operação Lava Jato (ainda) não morreu

Parece que o combate à corrupção no Brasil ainda tem fôlego. A expectativa ressurge após…

3 dias atrás

Risco de Damião é ficar refém da Câmara de BH; entenda

A partir da próxima quinta-feira (3/3), quando será empossado prefeito de BH, oito dias após…

4 dias atrás

Crea-MG relança braço da instituição em apoio ao setor produtivo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), relança, em sua sede,…

4 dias atrás

Ferrovias do Brasil turbinam meta da Wabtec

A carteira de clientes brasileiros potencializa a meta da Wabtec Corporation, líder global em locomotivas…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!