Zema e governadores no último encontro deles, foto Gil Leonardi/Agência Minas
Depois de reafirmar a defesa das privatizações, como meio de retomar o desenvolvimento, o governador Romeu Zema (Novo) viajou de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) para a capital capixaba, onde defenderia a reinclusão dos estados na reforma da previdência.
A iniciativa é dele e dos governadores das regiões sudeste-sul no quarto encontro do grupo chamado de Cosud (Consórcio do Sul e Sudeste), que acontece nesta sexta (23) e no sábado (24), em Vitória.
A reforma da previdência é tida para os governadores como a prioridade das prioridades para ajustar as contas públicas. E tornou-se ainda mais urgente depois da derrota sofrida por eles, no Supremo Tribunal Federal, onde buscavam autorização para reduzir os salários dos servidores estaduais.
Além de alinhar a estratégia no grupo, os governadores aproveitarão as presenças dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), para fazer gestões pela reinclusão.
A proposta de reforma está no Senado, onde há a possibilidade de os estados e municípios serem reincluídos na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) oficial ou em uma PEC paralela para não afetar os prazos da primeira.
Sete governadores participam do encontro, que ainda discutirá infraestrutura e a nova política de gás do governo, visando a retomada do desenvolvimento das duas regiões. Tratarão ainda do pacto federativo e da criação do Consórcio do Sul e Sudeste, na mesma linha do Consórcio Nordeste, criado pelos governadores dessa região.
Governadores do Nordeste criam bloco
Participam também do encontro, os secretários da área econômica, desenvolvimento econômico e agricultura, entre outros. Ao final do evento, divulgarão a Carta de Vitória, com as definições da reunião entre os governadores durante coletiva de imprensa.
Antes de viajar para Vitória, Zema disse, em Teófilo Otoni, que Minas e o Brasil vivem uma nova era de desenvolvimento, comparável ao período do Plano Real, que acabou com a inflação.
A estatal Petrobras causou vazamento de fluido de perfuração na margem da Amazônia Equatorial. Foi…
Menos de três semanas após a aprovação da autorização de privatização, a Companhia de Saneamento…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) colocou ou não a Amazônia brasileira no…
Primeiro, apostaram na desgraça nacional por meio do tarifaço norte-americano para desgastar o inimigo Lula…
O país começa um novo ano do jeito que começou 2025 com relação aos juros…
A coisa amarela, apelidada de Capivarã, lançada na Lagoa da Pampulha, principal cartão postal de Belo…