1.800 médicos cubanos poderão ser reincorporados, foto José Cruz/Agência Brasil
A pedido da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Ministério da Saúde publicou dois editais para reincorporação dos médicos cubanos. Foram editadas duas portarias, na quinta (26), para retorno de 1.800 médicos dessa nacionalidade ao programa Mais Médicos para o Brasil. A reincorporação dos profissionais intercambistas visa a garantir o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia do coronavírus.
Além do Brasil, outros 30 países, segundo as autoridades cubanas, suas brigadas médicas estão atuando também em Suriname, Venezuela e Nicarágua, na América Latina, e Itália, na Europa. Ao todo, 31 países recebem atualmente diferentes. Essa é a primeira vez que vão atuar em um país desenvolvido como a Itália.
De acordo com o edital do Ministério da Saúde do Brasil, a medida se faz ainda mais necessária com o enfrentamento ao novo coronavírus. Além dos dois editais, o programa está com outros dois processos de seleção: o edital 5, com 5.811 vagas, exclusivamente, para quem tem o registro CRM; e o edital 7, que prorroga o Termo de Adesão daqueles profissionais que já fazem parte do projeto e desejam permanecer.
“Através dessa ação [retorno dos cubanos], o Ministério da Saúde vai reduzir o tempo de ociosidade das vagas do projeto. A medida é de fundamental apoio aos municípios no cenário de necessidade de resposta rápida do SUS à pandemia de Covid-19”, informou o Ministério. “O edital saiu já com a lista dos profissionais, informada pela Organização Pan-americana de Saúde, de acordo com marco legal do programa, ou seja, aqueles que preenchem requisitos”, esclareceu o secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim.
Edital 8, de 26 de março de 2020: trata do chamamento público do Distrito Federal e dos Municípios classificados nos perfis de 1 a 8 para Renovação da Adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil para vagas destinadas à reincorporação dos médicos intercambistas cubanos, pelo prazo improrrogável de dois anos.
Edital 9, de 26 de março de 2020: chamamento de profissionais médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o rompimento da cooperação internacional pelo Governo de Cuba (novembro de 2018). Serão passíveis de recontratação 1.879 profissionais que se enquadram nos requisitos do art. 23-A da Lei nº 12.871 e que poderão atuar em municípios de perfis 1 a 8, de acordo com as chamadas previstas no edital.
Para recontratar os médicos cubanos, o governo deve expedir novamente autorização temporária de trabalho, mesmo sem revalidação do diploma.
Centenas de médicos e enfermeiros cubanos já participam in loco do combate ao coronavírus em vários países da América Latina e na Itália. No domingo passado (22), 53 deles chegaram à Lombardia, epicentro da Covid-19 na Europa, para prestar ajuda emergencial. A medida foi feita devido à sobrecarga do sistema de saúde nessa região do norte da Itália. Cuba informou que o seu pessoal está treinado no enfrentamento de outras epidemias —como a do ebola, na África— e já colaborou em diversos países, inclusive no Brasil.
Segundo Giulio Gallera, assessor de Saúde e Bem-Estar da região da Lombardia, em um primeiro momento, eles trabalharão no hospital de Crema (sul da Lombardia). Serão enviados também ao novo hospital de campanha a ser construído em Bergamo, a zona mais afetada pelo novo coronavírus na região, onde os mortos são contados às centenas e há milhares de contagiados, segundo o site do jornal El País.
Taxar super-ricos poderia render R$ 116 bilhões para enfrentar Coronavírus
(*) com informações da Agência CNM de Notícias e informações do Ministério da Saúde
Alguns aspectos chamam atenção na Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da holding Alpargatas S.A. realizada…
Quase todo dia, um nome se assanha para ser candidato a governador ou a presidente,…
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), um dos maiores prêmios em Minas Gerais, está…
Sem partido e sem equipe, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil se lançou, na…
O técnico do futebol europeu mega campeão Carlo Ancelotti, do Real Madrid, chegará daqui a…
O Brasil continua pequeno, brasilzinho, no cenário internacional. Será que o Ministério das Relações Exteriores,…