Economia

Capital Group eleva participação na Ryanair

Ryanair, a queridinha da Europa, começou com um bimotor Embraer

A companhia aérea irlandesa de tarifa de baixo custo (low cost) Ryanair agregou outra boa notícia ao portfólio. Isso há pouco mais de 40 dias ao anúncio das encomendas de 300 Boeings 737-MAX-10. A holding Capital Group Companies, Inc. (CGC), de Lons Angeles (EUA), superou a participação de 6% na Ryanair Holdings PLC, controladora da Ryanair Ltd, com sede em Dublin (Irlanda).

Via Capital Research and Management Company, sua subsidiária, CGC, portanto, saltou de 5,97% para 6,16% o capital da Ryanair. Nova posição da norte-americana foi comunicada nesta terça (27/06) ao Banco Central da Irlanda é à Comissão de Segurança e Câmbio, em Washington (EUA).

O pedido da Ryanair à Boeing é dividido, entretanto, em contrato firme de 150 aeronaves e opção para outro tanto. As primeiras entregas serão a partir de 2027, com término em 2033. A preços de maio, quando foi revelado, um contrato de € 36 bilhões, ou seja, US$ 40 bilhões.

No Brasil, entre as investidas pelo Capital Group está, por exemplo, a Vale. Mas, baixou a bola na Americanas.

Planos arrojados da Ryanair

A companhia irlandesa, a maior low cost da Europa, avaliou duas vertentes relevantes no negócio. Primeira, de criação de 10 mil novos empregos. E, segunda, até 2034, expansão de 80% no número de passageiros/ano, ou seja, para 300 milhões.

O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, previu, há uma semana, que até 2026, a companhia irá incorporar 210 jatos da Boeing. A frota será, então, superior a 600 aviões, com impacto no número de passageiros: 225 milhões/ano.

Ryanair investirá capital próprio

A companhia aérea da Irlanda pretende, entretanto, fugir dos juros de mercado financeiro e tocar as compras com caixa próprio. Mas, tudo ainda depende de decisão dos acionistas, em setembro.

Começou nas asas de um avião brasileiro

Maior maior no transporte aéreo de passageiros na Europa, a Ryanair deslocou 180 milhões de pessoas em 2022.

A empresa irlandesa, fundada em 1985, começou nas asas de um modelo Embraer Bandeirante. Em maio, por sinal, a companhia aérea irlandesa passou seu radar nos mercados de pilotos da Argentina e Brasil.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Master fedeu para investidores e mineração; respingos em 2026

O Banco Master é um bodão, dos bem fedorentos. Se houvesse seriedade política no país…

15 horas atrás

Eleição vai abrir a caixa-preta das finanças de Minas

Por mais que a Assembleia se esforce para conhecer e dar soluções, a situação financeira…

1 dia atrás

MRS põe diretores da CSN e Usiminas no Conselho

A MRS Logística reformará o Estatuto Social, incluindo extensões às operações em logística. Aliás, um dos…

2 dias atrás

Tarcísio diz ao MDB que Zema pode ser seu vice em 2026

Em encontro recente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi direto a…

5 dias atrás

Zema esvazia a estatal Codemge antes de aderir ao Propag

Uma semana antes de formalizar a adesão ao Propag, programa de renegociação da dívida, Zema…

1 semana atrás

Após duas tentativas frustradas, Lula fica sem palanque em Minas

Depois de duas tentativas frustradas, o presidente Lula (PT) está encurralado, sem rumo e sem…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!