Na sexta (31/01), autoridades do Ministério da Saúde registravam 13 pessoas suspeitas do novo coronovírus. Hoje, a estatística passou para 16 - Foto: Renata Momoe/ASCOM MS
Empresa de paulista do transporte coletivo de ônibus e o Governo Estadual, de formas distintas, assumiram posições preventivas contra uma provável disseminação do novo coronavírus. A Radial Transporte, concessionária de linhas em Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá – Região Metropolitana – implantou um sistema de higienização dos veículos mais específico. A medida foi adotada após a suspeita de “contágio” por coronavírus no Alto Tietê, área onde atua.
Em nota, a Radial informou que montou uma “força tarefa” e que, a partir de quinta (30/01), passou a aplicar “desinfetantes, germicidas e bactericidas” na limpeza dos veículos. Isso, portanto, num esforço voluntário para “proteger a população contra a doença e agentes infecciosos”. Observou, todavia, que a higienização sempre foi um procedimento diário na empresa.
A Radial opera uma frota de mais de 500 veículos. A limpeza dos coletivos é realizada em dois turnos por 25 funcionários.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informa que, até sexta (31/01), eram sete pessoas monitoradas com suspeita de coronavírus no Estado: quatro na Capital e três em Paulínia, Americana e Santo André. Mas, neste sábado (01/02), o novo balanço, o Ministério da Saúde atribuiu oito suspeitas em São Paulo.
No país, de sexta para hoje, foram enquadrados mais três casos naquilo que o Ministério da Saúde da “atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela OMS”. Os sintomas comuns são: febre e problema respiratório entre aqueles estiveram em área de transmissão na China durante a segunda quinzena de janeiro.
Com as novas suspeitas, portanto, agora são 16 casos. A estatística do Governo passou a ser esta: Ceará (1), São Paulo (8), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4). Em contrapartida, de acordo com o Governo, dez casos foram descartados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (2), Paraná (1), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (3).
Por enquanto, o Brasil não registra confirmação da doença.
Ainda na sexta, o Governo de SP criou um site de orientações para a população e autoridades: “Plano de Risco e Resposta Rápida”.
MATÉRIAS RELACIONADAS
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), se fez ausente no desfile da comemoração do Dia…
Com o voto da ministra mineira, de Montes Claros (Norte de Minas), Carmen Lúcia, o…
Um dia após a oitava visita do presidente Lula a Minas, em BH, o presidente…
O ministro Luiz Fux, por diversas vezes, aparece como ponto fora da curva no blocão…
Minas lidera o país em número de cooperativas. Hoje, são 800, com crescimento de 21,7%…
O Clube Militar, do Rio de Janeiro, principal reduto no país dos generais de pijama (reserva) do…
Ver Comentários
“força tarefa” na higienização dos ônibus,mas nós população fazemos a nossa parte?