Economia

Credores põem Piva de ‘rainha da Inglaterra’ na Itapemirim

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) homologou decisão dos credores do Grupo Itapemirim e nomeou uma consultoria para o comando da recuperação judicial . Portanto, empresário e principal acionista e bolsonarista, Edison Piva de Jesus, não manda mais. O grupo, cuja principal empresa é a Viação Itapemirim, cumpre recuperação desde 2016. Na época, acumulava dívidas acima de R$ 2,2 bilhões.

Os credores, em AGC no dia 18/05, se posicionaram, além da saída do empresário da diretoria e presidência do Grupo, também pela nomeação de novo gestor. Entretanto, somente nesta sexta (27/05) o juiz João Rodrigues de Oliveira Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do TJSP. Seguindo a ATA da assembleia, determinou, portanto, Transconsult Serviços de Consultoria Ltda como gestora.

Juiz suspende pagamentos pela Itapemirim

O juiz baixou vários procedimentos relevantes, como por exemplo, a suspensão do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) do Grupo Itapemirim por 60 dias. Portanto, não haverá pagamentos e leilões de bens nesse período.

O novo executivo da recuperação será, então, Eduardo José Baptista Abrahão. Ele solicitou à AGC 45 dias para elaborar relatórios da situação das sete empesas do Grupo Itapemirim em recuperação. Além disso, outros 15 para análise do documento apurado.

O juiz João Oliveira Filho, entretanto, reduziu o prazo à metade. “Determino que o novo gestor apresente em até 30 (trinta) dias, a contar da publicação da presente decisão, um plano para quitação do créditos vencidos das recuperandas, bem como seu plano de trabalho em relação às atividades do Grupo em Recuperação (…)”. A publicação foi hoje.

O watchdog (cão de guarda), fiscal da gestão da recuperação, foi mantido.

Piva, o dono que não apita no próprio negócio

Piva, empresário bolsonarista, é acusado na Justiça de práticas de várias irregularidades como gestor da recuperação. Por isso, então, em fevereiro, foi afastado do comando das empresas em recuperação. A Justiça determinou, além disso, seu monitorado por tornozeleira eletrônica.

A principal acusação contra Piva, agora apenas na condição de dono, é a de desvios de recursos das recuperandas. Nisso estariam os aportes na criação da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), que parou de voar em dezembro de 2021. Deixou rombo no ar. O certificado da ITA foi cancelado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Relembre AQUI.

A decisão dos credores, na troca de gestor da recuperação, conforme ata encaminhada à Justiça, teve aprovação de 99,96%. Ele, porém, continua como principal acionista. Entretanto, sem mando algum nos negócios.

Empresas na recuperação

A Viação Itapemirim S/A, principal empresa, foi quem requereu o PRJ – Processo 0060326-87.2018.8.26.0100, . Entraran sete empresas, incluindo ela própria Viação Itapemirim:

  • – Transportadora Itapemirim S.A;
  • – Ita Itapemirim Transportes S.A.;
  • – Imobiliária Bianca Ltda.;
  • – Cola Comercial e Distribuidora Ltda.;
  • – Flecha S.A. Turismo Comércio e Indústria; e,
  • – Viação Caiçara Ltda.
Nairo Alméri

Posts Relacionados

Vale e CSN levam dividendos da MRS para dezembro

Os acionistas da MRS Logística S.A., do setor ferroviário, só receberão os dividendos do resultado…

21 horas atrás

Plano Safra e tratores elétricos na Agrishow

Em 2023, para o Plano Safra 2023/2024, entidades do agricultores pediram ao Governo R$ 402…

22 horas atrás

Alpargatas cobre prejuízo com as reservas

A Alpargatas, dona dos negócios da marca Havaianas e controlada das famílias Setúbal e Moreira…

2 dias atrás

Sindifisco-MG aciona OAB no combate à sonegação fiscal

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG) vai firmar, no…

2 dias atrás

Ingerência de Zema na Fapemig abre guerra com a ciência

O mundo da ciência e o da academia estão em pé de guerra com o…

3 dias atrás

Fundo soberano GIC (Singapura) menor na Raízen

O fundo soberano GIC Private Limited, de Cingapura, faz, nos últimos dois anos, gangorra com…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!