Economia

Credores põem Piva de ‘rainha da Inglaterra’ na Itapemirim

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) homologou decisão dos credores do Grupo Itapemirim e nomeou uma consultoria para o comando da recuperação judicial . Portanto, empresário e principal acionista e bolsonarista, Edison Piva de Jesus, não manda mais. O grupo, cuja principal empresa é a Viação Itapemirim, cumpre recuperação desde 2016. Na época, acumulava dívidas acima de R$ 2,2 bilhões.

Os credores, em AGC no dia 18/05, se posicionaram, além da saída do empresário da diretoria e presidência do Grupo, também pela nomeação de novo gestor. Entretanto, somente nesta sexta (27/05) o juiz João Rodrigues de Oliveira Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do TJSP. Seguindo a ATA da assembleia, determinou, portanto, Transconsult Serviços de Consultoria Ltda como gestora.

Juiz suspende pagamentos pela Itapemirim

O juiz baixou vários procedimentos relevantes, como por exemplo, a suspensão do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) do Grupo Itapemirim por 60 dias. Portanto, não haverá pagamentos e leilões de bens nesse período.

O novo executivo da recuperação será, então, Eduardo José Baptista Abrahão. Ele solicitou à AGC 45 dias para elaborar relatórios da situação das sete empesas do Grupo Itapemirim em recuperação. Além disso, outros 15 para análise do documento apurado.

O juiz João Oliveira Filho, entretanto, reduziu o prazo à metade. “Determino que o novo gestor apresente em até 30 (trinta) dias, a contar da publicação da presente decisão, um plano para quitação do créditos vencidos das recuperandas, bem como seu plano de trabalho em relação às atividades do Grupo em Recuperação (…)”. A publicação foi hoje.

O watchdog (cão de guarda), fiscal da gestão da recuperação, foi mantido.

Piva, o dono que não apita no próprio negócio

Piva, empresário bolsonarista, é acusado na Justiça de práticas de várias irregularidades como gestor da recuperação. Por isso, então, em fevereiro, foi afastado do comando das empresas em recuperação. A Justiça determinou, além disso, seu monitorado por tornozeleira eletrônica.

A principal acusação contra Piva, agora apenas na condição de dono, é a de desvios de recursos das recuperandas. Nisso estariam os aportes na criação da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), que parou de voar em dezembro de 2021. Deixou rombo no ar. O certificado da ITA foi cancelado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Relembre AQUI.

A decisão dos credores, na troca de gestor da recuperação, conforme ata encaminhada à Justiça, teve aprovação de 99,96%. Ele, porém, continua como principal acionista. Entretanto, sem mando algum nos negócios.

Empresas na recuperação

A Viação Itapemirim S/A, principal empresa, foi quem requereu o PRJ – Processo 0060326-87.2018.8.26.0100, . Entraran sete empresas, incluindo ela própria Viação Itapemirim:

  • – Transportadora Itapemirim S.A;
  • – Ita Itapemirim Transportes S.A.;
  • – Imobiliária Bianca Ltda.;
  • – Cola Comercial e Distribuidora Ltda.;
  • – Flecha S.A. Turismo Comércio e Indústria; e,
  • – Viação Caiçara Ltda.
Nairo Alméri

Posts Relacionados

Colgate-Palmolive troca diretor global de P,D&I

A Colgate-Palmolive Company começou agosto com o comunicado muito importante da negociação de compra de…

5 horas atrás

Eleição em Minas tem 20 candidatos por vaga a deputado federal

A cada eleição, um novo recorde. Nas eleições deste ano, 1.071 candidatos disputam uma das…

6 horas atrás

BlackRock supera 5% no capital da Copasa

A maior gestora de ativos do mundo, a Black Rock, Inc. (BlackRock), adquiriu ações ordinárias…

15 horas atrás

Mendonça ‘tucanou’ na PEC dos R$ 41,2 bilhões

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez o jogo do presidente Jair…

5 dias atrás

Defensor do caso do incêndio de Janaúba: “Acordo evitou injustiça maior”

Cinquenta das 57 famílias afetadas pelo incêndio criminoso da creche Gente Inocente, em Janaúba (Norte…

5 dias atrás

Bradesco colocou as mulheres em maioria; 51%

O Banco Bradesco, segunda maior instituição financeira do país, mostra, no Relatório de Resultados do…

5 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!