Ex-presidente Lula deve decidir hoje se vai solicitar a progressão do seu regime para o semiaberto. Foto - Instituto Lula
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse hoje de manhã, em entrevista à rádio Jovem Pan, que está apenas cumprindo a lei ao pedir que o ex-presidente Lula passe para o regime semiaberto.
Lideranças do PT avaliam que o pedido de Deltan, que é também assinado por outros procuradores, faz parte de uma estratégia para se antecipar a uma possível liberação de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de progressão de pena para o ex-presidente feito pelos procuradores ocorreu após o STF impor derrota a Lava Jato, que acolheu a argumentação de que o réu delatado tem direito a apresentar suas alegações finais depois das do delator.
“Quando uma pessoa cumpre os requisitos todos para a progressão de regime não tem só o direito, mas o Estado não pode exercer seu poder de prisão para além do que tem direito”, justificou Dallagnol.
Lula não disse oficialmente se vai pedir a progressão do seu regime para o semiaberto, o que significa, na prática, que ele pode ir para casa. Para ele, a forma e as circunstâncias que o deixarão livre fazem toda a diferença.
Uma semana após aparecer um comprador interessado, a Copasa sai do campo da federalização e…
Até o dia 12 de setembro, a sede do Crea-MG terá um posto temporário de…
O Banco Master é um vespeiro. E representa riscos que extrapolam ambiente dos negócios do…
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…