Ex-presidente Lula deve decidir hoje se vai solicitar a progressão do seu regime para o semiaberto. Foto - Instituto Lula
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse hoje de manhã, em entrevista à rádio Jovem Pan, que está apenas cumprindo a lei ao pedir que o ex-presidente Lula passe para o regime semiaberto.
Lideranças do PT avaliam que o pedido de Deltan, que é também assinado por outros procuradores, faz parte de uma estratégia para se antecipar a uma possível liberação de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de progressão de pena para o ex-presidente feito pelos procuradores ocorreu após o STF impor derrota a Lava Jato, que acolheu a argumentação de que o réu delatado tem direito a apresentar suas alegações finais depois das do delator.
“Quando uma pessoa cumpre os requisitos todos para a progressão de regime não tem só o direito, mas o Estado não pode exercer seu poder de prisão para além do que tem direito”, justificou Dallagnol.
Lula não disse oficialmente se vai pedir a progressão do seu regime para o semiaberto, o que significa, na prática, que ele pode ir para casa. Para ele, a forma e as circunstâncias que o deixarão livre fazem toda a diferença.
O site estreou, às 12h25 de 16/07/2019, como uma parceria exclusiva com o Portal UAI.…
Vira e mexe, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG) atropela princípios do…
O teatro armado por Trump, juntando política, tarifas e fake news, faz parecer ser retaliação…
No Brasil, se afirma sempre que o país tem excelentes leis e normas contra a…
O contrato entre a Vale S.A e a VLI Mutimodal S.A., que dá à VLI…
Na próxima quinta (10), audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir o decreto de Zema…