Imagem ilustrativa do 1º de maio de 2014 - Crédito: Portal EBC/Reprodução TV
Nesta quinta (01/05), pelo mundo, as comemorações do Dia Internacional do Trabalho. No Brasil, todavia, é comum o noticiário e discursos de lideranças sindicais e políticos alinhados o direcionamento exclusivo para os trabalhadores. E prevalece, portanto, o “Dia dos Trabalhadores”.
Sem entrar nos partidarismos, fato é que os patrões (empregadores não públicos e estatais), estão dentro dessa data. Isso, a despeito da origem da celebração (protesto), vinculadas às greves de 1886 (ver conteúdo dos links abaixo), em Chicago (EUA). Muitos donos de empresas (cidade e campo), por exemplo, comparecem diariamente ao trabalho. Alguns patrões até chegam primeiro ao trabalho, e ficam além da jornada dos empregados.
Ao longo das décadas, diversos nomes surgiram para as comemorações em memória ao movimento de 1886. No Brasil, o ditador Getúlio Vargas (PTB) manobrou com as massas operárias nas comemorações do “Dia do Trabalho”. Mas sempre com holofotes para os trabalhadores, parte jogo getulista pelo populismo.
Mesmo com os avanços nas relações capital-trabalho pelo, a data virou uma apropriação pelos trabalhadores. No Brasil, questionar é se expor ao absurdo do patrulhamento ideológico do Partido dos Trabalhadores (PT).
Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) não quis subir nos palanques do ABC Paulista. Por conta do vexame do 1º maio de 2024: plateia mirrada.
A direção da Fiat Automóveis, de Betim (MG), tinha a tradição de realizar a festa para seus trabalhadores e familiares. Era anualmente no estádio Mineirão.
Dentro da Organização das Nações Unidas (ONU), porém, a agência especializada Organização Internacional do Trabalho (OIT) não opera com essa exclusividade. Em sua estrutura, portanto, estão representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores.
O senador David Samuel Alcolumbre Tobelem (União-AP) ocupa a cadeira da Presidência do Senado e…
Na barraca em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o feirante-chefe da temporada é o…
A maior empresa da Colômbia, a Ecopetrol S.A. anunciou que a presidente do seu Conselho…
A Martin Lockheed realizará nova recompra de ações do capital. Desta vez, o Conselho de…
O futuro do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se vai para o STF ou para a…
De olho na fatura do fundo partidário, os partidos políticos irão investir pra valer no…