Marinha terá três modelos H135. O aparelho é utilizado por países com esquadras mais modernas que a do Brasil - Foto: Helibras/Divulgação
Subsidiária da Airbus Helicopters, da França, a Helibras, enfim, começa a colocar no Brasil helicópteros militares competitivos. No dia 28 passado, entregou à Marinha um H135. Esse equipamento utilizado pelas forças da Alemanha, Japão, Espanha, Reino Unido e Austrália. A aeronave será incorporada ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), na Base Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Essa entrega, foi a primeira de três helicópteros H135 encomendados pela Marinha. O modelo é da configuração multiuso: missões como transporte de carga, inspeção naval, busca e salvamento e resgate aeromédico etc. O diretor-presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi, estimou que cerca de 130 modelos dessa aeronave são operados pelas marinhas de vários países.
Para o Brasil, contudo, entrega de aparelhos competitivos só ocorre 40 anos após a inauguração da linha de montagem em Itajubá, no Sul de Minas. A placa foi descerrada em 28 de março de 1980.
Apesar de tanto anos, os aparelhos montados na Helibras ainda têm enormes índices de peso e valor em partes e componentes importados.
No dia 17 passado, a Airbus anunciou que a primeira venda no mundo do modelo ACH145 Mercedes-Benz Style com cinco pás foi destinada ao Brasil. O cliente é um empresário do mercado financeiro com negócios em agribusiness. A aeronave, que deriva do ACH145, foi apresentada ao mercado em 2019.
O ACH145 teve demonstração no Brasil em 27 de novembro. A primeira venda do modelo, avaliado US$ 11 milhões (Fonte: Airwai), ocorreu também no país, para uma empresa. Em função do tamanho e luxo interior, recebeu apelido de “Helicóptero Limosine”. Ele esta listado entre os “mais avançados” da indústria aeronáutica.
A versão do ACH145 na parceria com a Mercedes-Benz tem capacidade para mais 150 kg de carga útil e foi equipado com três tanques de combustível. O aparelho pode decolar com dez pessoas e os três tanques cheios.
“O modelo será equipado com todos os recursos opcionais disponíveis para uso VIP, como insonorização avançada na cabine – possibilitando o voo sem fones de ouvido, sistema de entretenimento conectado via Wi-Fi, aplicações em madeira no teto e piso, luzes reguláveis em cores e intensidade, entre outras inovações”, diz nota da Helibras. A empresa, contudo, não revelou valor do aparelho, identidade do comprador nem quando será entregue.
Apesar de todo diferencial, o helicóptero ACHl145 vendido no Brasil, de acordo com a Helibras, é da versão “Line”, isto é, o “básico” do modelo “Luxo”. A versão ACH145 Mercedes-Benz Style é “mais requintada”. E, para quem é do mercado, lembra os carros mais luxuosos da Mercedes-Benz.
O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…