Economia

Fiscalização: engenharia atua na segurança dos foliões

Na semana que antecedeu o início do Carnaval, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) iniciou ampla fiscalização no estado. De acordo com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, o trabalho preventivo do Conselho é essencial para evitar tragédias. “A segurança dos foliões também depende da engenharia. A presença de um responsável técnico na montagem das estruturas, por exemplo, é fundamental para garantir que os projetos sejam executados de maneira correta e segura. O Crea-MG atua diretamente na fiscalização para evitar que atividades técnicas sejam realizadas por pessoas sem a devida habilitação, assegurando que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade”, observou ele.

Na ação, os fiscais vão exigir que profissionais e empresas devidamente habilitados sejam os responsáveis pela estrutura de palcos, arquibancadas, camarotes, sistemas elétricos e trios elétricos.

Em Belo Horizonte, onde a expectativa é receber 6,6 milhões de foliões em 2025, a fiscalização será intensificada nos principais pontos de concentração do Carnaval. Além da capital, cidades do interior também serão alvo da ação, que contará com cerca de 80 fiscais percorrendo os espaços destinados às comemorações.

Ação ampliada para o interior

A fiscalização deste ano foi ampliada para todos os municípios do estado e dividida em duas etapas. A primeira consistiu no envio de ofício a todas as prefeituras, solicitando informações sobre contratações técnicas para as festividades. Na segunda fase, fiscais do Crea-MG farão inspeções presenciais em cerca de 160 cidades, selecionadas em função do porte dos eventos, para verificar se há responsáveis técnicos nas seguintes atividades:

  • Instalação de sistemas de iluminação, geração de energia e equipamentos de som;
  • Projetos de prevenção e combate a incêndios;
  • Montagem de palcos, arquibancadas e camarotes;
  • Segurança em trios elétricos – incluindo inspeção veicular e laudos técnicos.

Continuidade do programa

Em 2024, a fiscalização do Crea-MG, no período de carnaval, foi realizada em 127 cidades mineiras, com a atuação de 48 fiscais. “Para este ano, além de mantermos a continuidade dessa ação, ampliamos a fiscalização para todo o estado. Essa iniciativa reforça o compromisso do Conselho em proteger a sociedade contra práticas ilegais e garantir que a engenharia seja aplicada corretamente”, ressalta o presidente.

Orientação para profissionais e organizadores

O Crea-MG disponibiliza a cartilha “Segurança em eventos temporários – Orientações sobre a Responsabilidade Técnica”. O material reúne normas técnicas, diretrizes e informações essenciais para uma montagem segura de estruturas em festas e eventos temporários. A cartilha pode ser acessada gratuitamente pelo link: www.crea-mg.org.br/seguranca-em-eventos-temporarios.

Orion Teixeira

Posts Relacionados

Após duas tentativas frustradas, Lula fica sem palanque em Minas

Depois de duas tentativas frustradas, o presidente Lula (PT) está encurralado, sem rumo e sem…

2 dias atrás

Mal no aço, médio no cimento e bem na mineração

A apresentação, nesta semana, dos resultados do 3T25 do Grupo CSN - Companhia Siderúrgica Nacional,…

4 dias atrás

Copasa: deputados põem em risco a própria sobrevivência política

A privatização sempre foi defendida pelo governador Zema (Novo) e o vice Simões (PSD), mas…

4 dias atrás

ArcelorMittal fora da Bósnia

Segunda maior produtora mundial de aços, a ArcelorMittal finalizou a venda de suas posições de…

6 dias atrás

Boulos, ministro da agitação

A entrada do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) no Governo Lula, à frente da Secretaria-Geral da…

1 semana atrás

Direita busca sobrevida eleitoral em cima da insegurança

Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…

2 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!