Imagem da quase tricentenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Diamantina (MG) - Crédito: Arquivo/Iphan
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Diamantina (MG), que data de 1733, entrará em restauro. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investirá R$ 230 mil.
O projeto terá duração de dois anos, a contar de 17 de fevereiro passado. A empresa vencedora licitação foi a Urbanacon Consultas Urbanas Assessoria e Gerenciamento Ltda. Pelo Governo federal, a responsabilidade (Contrato Nº 4/2025 – UASG 343013) é da Superintendência do Iphan em Minas Gerais (Iphan-MG).
A Igreja do Rosário, pertencente à Mitra Arquidiocesana de Diamantina, foi erguida no antigo Arraial do Tijuco (origem da cidade). Várias referências da história do barroco em Minas Gerais registram a igreja como “provavelmente a mais antiga” naquele povoado.
O acervo artístico da Igreja do Rosário de Diamantina é destaque entre as igrejas locais. A cidade é patrimônio mundial desde 1999.
MATÉRIA RELACIONADA:
O poder de manobra do Governo Federal sobre a opinião pública é elástico. Nem sempre,…
A modernização do Café Nice dará início ao movimento para requalificar o hipercentro de Belo…
A cerimônia do 21 de abril deste ano teve apelo especial: a defesa da democracia,…
A Fras-Le S.A., multinacional gaúcha do Grupo Randon e líder nacional em materiais fricção (freios),…
A holding Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) elevou em 27,7% o seu valor de…
Sem dedicar uma linha à polêmica aquisição de 58% do capital total do Banco Master,…