Imagem da quase tricentenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Diamantina (MG) - Crédito: Arquivo/Iphan
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Diamantina (MG), que data de 1733, entrará em restauro. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investirá R$ 230 mil.
O projeto terá duração de dois anos, a contar de 17 de fevereiro passado. A empresa vencedora licitação foi a Urbanacon Consultas Urbanas Assessoria e Gerenciamento Ltda. Pelo Governo federal, a responsabilidade (Contrato Nº 4/2025 – UASG 343013) é da Superintendência do Iphan em Minas Gerais (Iphan-MG).
A Igreja do Rosário, pertencente à Mitra Arquidiocesana de Diamantina, foi erguida no antigo Arraial do Tijuco (origem da cidade). Várias referências da história do barroco em Minas Gerais registram a igreja como “provavelmente a mais antiga” naquele povoado.
O acervo artístico da Igreja do Rosário de Diamantina é destaque entre as igrejas locais. A cidade é patrimônio mundial desde 1999.
MATÉRIA RELACIONADA:
A Martin Lockheed realizará nova recompra de ações do capital. Desta vez, o Conselho de…
O futuro do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se vai para o STF ou para a…
De olho na fatura do fundo partidário, os partidos políticos irão investir pra valer no…
A escassez de profissionais levou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais…
Defensor convicto do municipalismo, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de…
Todos cobram uma definição do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se será ou não candidato a…