Economia

Marqueteiro de Lula micou em dia de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou mais um motivo para refletir bem sobre pretensões nas eleições de 2026. Já foi apontado, até por aliados, a questão da idade. Além disso, ele próprio reconheceu, na manhã desta segunda (20/01), que o Lula-3 não vingou nas promessas da campanha de 2022.

Por isso, Lula entregou, na semana passada, ao marqueteiro baiano Sidônio Palmeira a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Com status de ministro, a sua missão é tentar salvar a pátria petista,.

Sidônio, entretanto, tropicou de entrada. Mesmo sabendo (ou deveria saber) que, por tradição, a posse de presidente eleito nos Estados unidos ocorre em de 20 de janeiro do ano seguinte à eleição , manteve para hoje (em mesmo turno) a agenda das cobranças de Lula aos ministros. É claro que, desde às 11h (hora de Brasília) o mundo e o noticiário estavam voltados para o Capitólio, em Washington (EUA).

Trump não surpreenderia. Mas o mundo que ouvi-lo como presidente. Reafirmou algumas de suas metas e ameaças anunciadas dias atrás. Com destaques para os EUA reassumirem a operação do Canal do Panamá, combate à migração ilegal e expulsão de estrangeiros em situação irregular. Desta vez, ignorou ameaças de anexar o Canadá e a Groelândia.

O Brasil e seus aliados latino-americanos (Venezuela, Nicarágua e Cuba) foram ignorados. O que demonstra que, de imediato, não dará a mínima para esses governos ferozmente alinhados à Rússia e China. Talvez, lhe seja suficiente a aliança com a Argentina, de Javier Milei.

LEIA:

Putin se diverte com seus fantoches latino-americanos

Lula fez bravata nas cobranças da mesa retangular com ministros. Na verdade, discursou para jornalistas setorizados do Planalto. Estes não desagradam ao petista. Em geral, são tão, ou até mais, simpatizantes quanto os da equipe da Agência Brasil.

Marqueteiro começou devendo aos donos de Lula

O chefe do Planalto, então, subiu em palanque. Mas, certamente, nem aqueles petistas que decidem o destino político de Lula, lideranças das correntes dentro do Diretório Nacional do PT, se deram ao trabalho de ouvir. Quiseram também saber do Trump!

Então, o marqueteiro, o mesmo da campanha petista de 2022, micou geral.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Para 2026, Zema contrata marqueteiro de Aécio e Cabral

Tudo indica que Romeu Zema (Novo) está levando a sério o projeto presidencial, apesar do…

6 horas atrás

Trump toma posse prometendo ‘acabar com o mundo’

O norte-americano toma posse hoje como o 47º presidente dos EUA, para dar início à…

6 horas atrás

CSN e o seu patinho feio, o AF-2

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda (RJ), com frequência, manda para Alto-Forno 2…

11 horas atrás

Cooperativas de seguros ingressam nos resseguros

As cooperativas de seguros, enfim, passam a atuar de forma ampla em mercado que representa…

4 dias atrás

Chuvas: força-tarefa do Crea-MG e Defesa Civil socorre cidades afetadas

O trabalho de suporte técnico no enfrentamento às consequências das chuvas em Minas Gerais será…

4 dias atrás

Presidente da AMM ataca rivais e lança candidatura à reeleição

Contra a volta do que chamou de “velhos grupos que administraram por quase 70 anos…

4 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!