Economia

Mercedes contrata pessoal; pressão de demanda

A Mercedes-Benz, neste momento, passa a ser um indicativo econômico de peso. Montadora anuncia a contratação de 350 funcionários em regime temporário, para as linhas de caminhões e chassis de ônibus, em São Bernardo do Campo (SP).

A multinacional, em curto comunicado, na quinta (12/05), informa que a decisão advém da “a atual demanda de mercado, bem como a necessidade de recuperar volumes de produção até o final de 2022”. Mas, os novos contratos serão incorporados para o 2º semestre. A Mercedes-Benz não revelou se serão chamados exclusivamente ex-funcionários.

A boa notícia da companhia alemã tem, portanto, seus derivativos. Primeiro, de expectativa de retomada da economia. O outro, de um retorno à normalidade na indústria de chips (microprocessadores ou semicondutores) pelos fabricantes da Ásia.

Crise afetou o carro-chefe da Mercedes

Mercedes-Benz interrompeu a produção seguidas em função do desabastecimento de chips no mercado internacional. De 18 de abril a 3/05, por exemplo, manteve 5 mil empregados em férias coletivas, em São Bernardo do Campo. A fábrica de cabinas, em Juiz de Fora (MG), manteve, em fevereiro, 600 funcionários afastados por quase duas semanas. O desabastecimento de chips afeta a produção do caminhão Actros, ou seja, o modelo líder da marca na categoria extrapesado.

A montadora emprega 9 mil pessoas na fábrica do ABC paulista, dos quais 6 mil nas linhas de produção.

Na Scania teve até prorrogações nas férias

A Scania, também em São Bernardo do Campo e com 4,5 mil funcionários, interrompeu a produção por conta da crise dos chips. Em 2021, paralisou em setembro e dezembro. Esta última, porém, com duas prorrogações. Assim, as férias coletivas, a partir de 23 de dezembro, se estenderam até 7 de fevereiro.

Projeção da Anfavea é para 140 mil caminhões

O mercado de caminhões emplacou 158,8 caminhões em 2021. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta a venda de 140 mil caminhões novos acima de 6 toneladas em 2022. Ou seja, negócios ainda abaixo do ano passado e refletindo os resíduos da recessão da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020.

Os extrapesados podem somar 70 mil unidades. De acordo com a revista Autodata, “desde 2012, metade do segmento vem sendo dominado por esse tipo de veículo”.

A Mercedes-Benz almeja abocanhar entre 25% a 30% do mercado. Portanto, na projeção mais otimista, uma participação acima de 20 mil unidades. Nessa fatia, a montadora quer entrar com 6 mil Actros. Se conseguir chegar no volume geral esperado, a marca repetiria 2021.

Anfavea projeta, no geral, montagem pouco de 2 milhões de veículos neste ano.

da Redação

Posts Relacionados

Sabesp contrata escudo em dólar; privatização

Diante das incertezas com as variações cambiais, em função da crise no Oriente Médio, a…

14 horas atrás

Pressão da sociedade faz Fiemg desistir

O “acordo” entre a Codemig (Governo de MG) e Sesi MG (Sistema Fiemg), que transferia…

1 dia atrás

Pesquisa: setor de serviços é o mais endividado em BH e em MG

As empresas de BH encerraram o ano de 2023 menos endividadas em comparação com as…

2 dias atrás

Subsecretaria reage à interferência e racha cúpula da Fazenda

Diante do silêncio do secretário Luiz Claudio Gomes, parte da cúpula da Secretaria da Fazenda…

2 dias atrás

Zema intervém na Fazenda e impõe a fiscais 550 multas por dia

A seis dias de completar 232 anos da morte de Tiradentes, no dia 21 de…

3 dias atrás

Noventão, Crea-MG permanece ativo e cria canal de denúncias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) completa 90 anos no…

3 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!