Economia

Minas faz “pedalada” no censo de óbitos da Covid-19

Nota no site da Prefeitura Municipal de Brumadinho, de quinta (04/06), sobre o acompanhamento dos casos suspeitos e vítimas da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem informação, no mínimo, curiosa. Trata da transferência do registro de morto pela Covid-19, diagnosticado naquela cidade, para estatística de Belo Horizonte.

A vítima foi diagnosticada em Brumadinho, onde “estava na casa de parentes”. Recebeu atendimento no hospital de campanha da cidade. Mas, acabou transferida para hospital da Capital e veio a óbito. Ocorre que ele tinha residência em Belo Horizonte. O “Boletim Coronavírus” Nº 67, de 22 maio, da Prefeitura de Brumadinho, registrou a morte. Permaneceu em todos os seguintes. Mas, foi expurgada no boletim Nº 78, do último dia 02.

Nota da Prefeitura de Brumadinho – Reprodução/Portal Prefeitura

“O óbito registrado no dia 21 de maio era de um paciente de Belo Horizonte que estava na casa de parentes que residem em Brumadinho, e que foi atendido no hospital de campanha com o endereço dos familiares” (sic). Justifica a nota da Prefeitura.

Contudo, fato é que a vítima chegou a Belo Horizonte na condição de “paciente” de Brumadinho. Portanto, não basta simplesmente trocá-lo de estatística, sem, antes, investigar como e onde ele contraiu a Covid-19.

Registro de óbito permaneceu até o boletim Nº 77. Mas, foi retirado a partir do Nº 78 – Reprodução/Páginas da Prefeitura

Kalil denunciou “exportação”

Além de mostrar riscos de se mascarar a realidade nas ocorrências dentro da pandemia da Covid-19, o comunicado de Brumadinho confirma queixas do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Este denunciou, há mais tempo, a “exportação” para Capital de vítimas da Covid-19. Pelo visto, também na estatística de mortos. Mas, conforme a nota, o Governo de Minas concorda: “… o próprio Estado transferiu…”.

Brumadinho é foco da pandemia Covid -19. A prática, relatada pela administração municipal, poderá, então, ser aplicada nas ocorrências da Polícia. Por exemplo: o cidadão visita uma cidade, é agredido e morre no ato (ou em hospital de outro município), levará a estatística da violência para fora.

101 em isolamento domiciliar

Ontem (05/06), o “Boletim Coronavírus” Nº 81, mostrava 43 confirmações da Covid-19 e outros 104 casos em investigados, em Brumadinho. Mas, não continha outras informações importantes da nota: notificados, 619; hospitalizados, 3; e, em isolamento domiciliar, 101.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Copasa: 3,7 milhões de mineiros não têm água tratada

Pode ser um bom negócio para quem vive disso, mas um estado, ainda que se…

10 horas atrás

B3 entra em elo do Master, apontado primeiro no ALÉM DO FATO

No saldo dos escândalos políticos e financeiros, novembro criou mais um calcanhar de aquiles para…

13 horas atrás

Saia justa na chapa aliada de Lula em Minas

Antes de encontrar o candidato, ou candidata, a governador(a) de Minas para fortalecer seu palanque…

5 dias atrás

Goldman Sachcs vira traço na Bradespar

A Goldman Sachs & Co. LLC  (Goldman Sachs Group) encolheu de modo significativo do capital…

5 dias atrás

Novembro ‘master’: corrupção, prisão de generais e COP30 pífia

O Governo Lula trata a política do país em patamares típicos de país susbesenvovido, tirando…

6 dias atrás

TCEMG investiga espionagem de estatal mineira por privatização

Em um despacho do conselheiro Agostinho Patrus, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE),…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!