Economia

Montadoras negociam paralisação da produção

No final da tarde desta quinta (19/03), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em nota, comunicou que as montadoras de automóveis, caminhões e ônibus devem parar a produção. As empresas negociam com os sindicatos dos trabalhadores. Motivo é muito bem conhecido: crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e desabastecimento de componentes nas linhas.

Mas, ao contrário das férias coletivas, em média por 20 dias, anunciadas por algumas montadoras, a Anfavea trata de interrupção. Esta, contudo, poderá ser por tempo indeterminado. A associação não fez referência, porém, algumas empresas preveem desabastecimentos principalmente de itens vindos da China, foco da infecção Codiv-19.

“Com foco na segurança e na saúde dos familiares e funcionários das montadoras associadas à Anfavea, informamos que, em função do agravamento da crise gerada pelo COVID-19, todas as nossas empresas estão analisando e se preparando para tomar ações de paralisação das suas fábricas no Brasil, e discutindo caso a caso com seus respectivos sindicatos”, diz a nota da entidade.

Montadoras de ônibus dão férias

Mas muito antes do comunicado da Anfavea, as montadoras de ônibus Marcopolo e Mercedes-Benz tinham anunciado férias coletivas. Depois, foi a vez da Volvo, de Curitiba (PR). A montadora paranaense colocará 3,7 mil funcionários em casa no dia 30.

Na área de automóveis, a General Motors, Volkswagen, Caoa Chery e Ford também programaram recessos coletivos. Os períodos são variados, começando em 23 deste mês.

Todavia, agora, prevalece a expectativa das negociações com os sindicatos, conforme comunicado da Anfavea. A associação marcou reunião para o dia 6 de abril, para tratar da produção e o cenário.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

Bonecos da República

O Brasil se acostumou com os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda (PE), que homenageiam…

14 horas atrás

Guerra pelo controle do PSD de Pacheco acaba dia 15

No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…

2 dias atrás

Tratado duzentão

Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…

6 dias atrás

Proeza de Zema: unir a direita e esquerda contra si

Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…

6 dias atrás

Energisa capta R$ 3,9 bi para recomprar debêntures

A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…

6 dias atrás

Ministério do Trabalho em Minas denuncia trabalho escravo à ONU

Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!