A Consulta Pública para Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial foi lançada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes (5º da esquerda para direita) em evento internacional de de P,D&I, em 12/12/2019, em São Paulo - Foto: Divulgação/MCTIC
O Governo prorrogou até 2 de março o prazo para apresentação de propostas à Consulta Pública para Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. Até então, a consulta, aberta de 12 de dezembro, terminaria no próximo dia 31. Mas, sem detalhar os motivos a Secretaria de Telecomunicações, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), publicou nesta terça (28/01) a prorrogação do prazo.
A proposta para IA que o Governo submete à consulta popular está separada por dois grupos de “eixos”: seis “verticais” e três “transversais” (ver abaixo). A consulta pública significa que qualquer cidadão pode questionar as propostas. Além disso, sugerir inclusões de itens não contemplados.
Na época do lançamento da Consulta Pública, em São Paulo, a diretora de Telecomunicações do MCTIC, Miriam Wimmer, observou que a discussão da IA é prática muito comum em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil, é bom lembrar, tem sido cobrado por não seguir práticas exigidas para o ingresso na OCDE, o chamado “clube dos ricos”. Mesmo assim, o país tem pretensões de ingressar nesse bloco econômico.
Em mesma ocasião, o MCTIC anunciou o lançamento, pela Secretaria de Tecnologias Aplicadas, de iniciativas para a criação de oito Centros de Pesquisa Aplicada em IA. O Governo tenta, assim, uma forma, aproximar Centros de C&T, universidades e empresas na formulação de soluções em questões urgentes da agricultura, indústria, cidades inteligentes e saúde.
Portanto, com a prorrogação, as consultas para IA será encerrada às 18h de 02 de março. Os interessados devem, então, acessar no site mctic.gov.br/cpinteligenciaartificial.
EIXOS VERTICAIS:
EIXOS TRANSVERSAIS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
#InteligênciaArtificial #Estratégia #OCDE #MCTIC #ConsultaPública
No próximo dia 15 de setembro, ficará definido quem manda no PSD para as eleições…
Este 29 de agosto marca os 200 anos da assinatura do Tratado do Rio de…
Após as declarações desconectadas da realidade e até do bom senso, o governador Zema (Novo)…
A holding Energisa S.A., dos segmentos de distribuição e geração, captará R$ 3,910 bilhões para recompra (aquisição…
Em encontro inédito, nessa quarta (27), em BH, o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans,…
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Nelson Missias de Morais, criticou em…