Câmara de Vereadores de São Paulo inicia votação de mudança em contratos da capital paulista com Sabesp. Ela é relevante no projeto de privatização da estatal. Imagem ilustrativa de reservatórios da Sabesp - Crédito: Reprodução/Facebook
Essa a aposta do Governo de São Paulo no “Guia” de desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quarta (06/09). A estatal tem no portfólio atual previsão de investimento de R$ 56 bilhões, até 2033.
Mas, na projeção da administração do govenador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a iniciativa privada, somarão R$ 66 bilhões. Além disso, em prazo menor: até 2029.
Os investidores negociam ações do capital social nas Bolsas de Valores B3 (antiga Bovespa – 1998) e de Nova York (2002). O processo de desestatização da Sabesp será via oferta pública de ações. Portanto, mesmo modelo da Eletrobras e da Copel. Ou seja, via oferta pública de ações na Bolsa.
A companhia foi fundada em 1973.
A Eletrobrás, ex-holding federal do setor de energia, foi vendida em junho de 2022. A Companhia Paranaense de Energia (Copel), ofertada pelo do Governo do Paraná, no mês passado. Relembre no conteúdo da matéria Venda da Cemig só pagaria 2,3 folhas do Estado.
O Governo de SP aposta que, até 2029, a Sabesp desestatizada acrescentará 1 milhão de pessoas aos benefícios do saneamento. Isso, portanto, elevaria o universo a 10 milhões dentro do seu atual mercado de concessão, que abrange 375 municípios. A concessão abrange 28 milhões de pessoas, ou seja, 70% da população do Estado.
Veja AQUI a íntegra das informações do “Guia”, enviado à B3 (Brasil. Bolsa. Balão) pelo Governo de São Paulo.
Após a desastrosa operação do governador Cláudio Castro (RJ), com mais de 100 mortos, governadores…
As principais lideranças (nacionais) do PSD mineiro – senador Rodrigo Pacheco e o ministro das…
O quórum mínimo qualificado de 48 votos para aprovar o fim do referendo é o…
A busca de compensação pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto ao presidente Luiz Inácio Lula…
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sabe que, no atual cenário, dobra o zero sua chance…
O senador David Samuel Alcolumbre Tobelem (União-AP) ocupa a cadeira da Presidência do Senado e…