A Ecopetrol controla 60% do abastecimento de derivados de petróleo na Colômbia - Crédito: Governo da Colômbia
A maior empresa da Colômbia, a Ecopetrol S.A. anunciou que a presidente do seu Conselho de Administração, Mónica De Greiff Lindo, largou a função. Ela comunicou “sua intenção de renunciar ao cargo de membro independente do conselho de administração” na segunda (14/10). Desde ontem, portanto, não responde mais pela condução da estatal.
A vacância foi resolvida, até o momento, na forma do Regimento Interno, ou seja, ascendeu a vice-presidente do Conselho, Angela María Robledo Gómez. No comunicado à NYSE e outras Bolsas, a petroleira colombiana destaca que “planeja notificar o mercado sobre a nomeação da substituta da Dra. De Greiff oportunamente”. A ex-executiva estava no cargo desde 2022.
Ecopetrol figura entre as “principais empresas integradas de energia do continente americano”. De acordo com seu portal, responde por mais de 60% da produção de derivados de petróleo destinados à maioria dos sistemas de transporte, logística e refino. Lidera nichos de petroquímica e distribuição de gás.
Os negócios do Grupo Ecopetrol, no país, estão também nos mercados de transmissão de energia, da gestão de sistemas em tempo real (XM) e da concessão da rodovia.
No exterior, faz exploração de petróleo nos Estados Unidos, Brasil e México. Via subsidiárias, opera em transmissão de energia no Brasil, Chile, Peru e Bolívia.
Ainda no Chile está presente nas concessões rodoviárias e telecomunicações.
Enquanto a maior empresa da Colômbia mexe no comando dos negócios, nos limites do seu mar territorial, no Mar do Caribe, há um clima de conflito. O presidente dos EUA, Donald Trump, segue ação militar focada contra o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
A pedido da Venezuela, o Conselho de Segurança da ONU entrou no caso. Mas Trump seguiu seus planos: deslocou para região caças, submarino nuclear e navios de guerra.
A Martin Lockheed realizará nova recompra de ações do capital. Desta vez, o Conselho de…
O futuro do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se vai para o STF ou para a…
De olho na fatura do fundo partidário, os partidos políticos irão investir pra valer no…
A escassez de profissionais levou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais…
Defensor convicto do municipalismo, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de…
Todos cobram uma definição do senador Rodrigo Pacheco (PSD), se será ou não candidato a…