Economia

Serasa: fraudadores focam a faixa 36-50 anos

Faixa de consumidor jovem lidera pesquisa da Serasa

Serasa Experian mostra que consumidor na idade entre 36 e 50 anos formam maior conjunto das vítimas de fraudes e golpes dos criminosos que agem em canais de operações financeiras eletrônicas. No mês passado, o Brasil acumulou 322.219 tentativas de fraude. Os bandidos, de posse de identidade de terceiros, tentam, então, agir em processos de abertura de contas e obtenção de cartões.

A Serasa constatou que 36% das tentativas foram contra pessoas naquela faixa etária. Na sequência, cidadãos entre 26 e 35 anos, representando 27,5%. Os jovens, portanto, lideram entre os alvos dos criminosos. Por região, a Sudeste liderou, com 52,2% dos casos.

A pesquisa apontou tentativas de fraude a cada nove (09) segundos. Veja AQUI matéria completa do Portal IG.

Cabe lembrar, entretanto, dados pesquisa de abril, publicada em junho no portal da Serasa. Mostravam uma tentativa de fraude a cada oito (08) segundos. O registro foi de 298.964 tentativas. Em abril de 2021, foram 298.342. Por ironia, portanto, estabilidade na comparação dos meses.

Os setores “mais impactados”, em abril último, foram bancos e cartões (54,4%), Financeiras (17,8%) e Serviços (13,7%). Aquela ordem seguiu em julho. Mas, de acordo com IG, “mais da metade” para o consolidado de bancos e cartões, seguido por serviços (12,9%) e varejo (10,5%).

Serasa foi criada por 50 bancos

Serasa surgiu como serviço d proteção ao crédito, em 1968. Foi criada por um pool de 50 bancos.

Na época da venda à Experian Company, da Irlanda, em 2007, a empresa tinha como principais acionistas o Itaú (32,23%), Bradesco (22,02%) e Unibanco (19,04%). Dois anos antes, em 2005, faturou US$ 240,75milhões.

A empresa, portanto, era o maior banco privado de dados de pessoas físicas e empresas América Latina para o item inadimplência. O Estadão reportou, na época do anúncio da venda, que a carteira da Serasa tinha, então, 300 mil clientes.

Experian, entretanto, aportou no Brasil em 2002. Operava com o nome Experian-Scorex.

Atende 6 milhões de consultas diárias

Serasa Experian apresenta a controladora como como “líder mundial em serviço de informação” em mesma área de atuação: “etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança”. E destaca: “Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão”.

Nairo Alméri

Posts Relacionados

BH deverá adotar faixas exclusivas para motos ainda neste ano

A adoção de motofaixas, faixas exclusivas para motos, deverá ser implantada na capital mineira até…

4 horas atrás

Ingresso bilionário de Lula para Agrishow – agribusiness

A bondade do "crédito extraordinário" para o Plano Safra 2024-2025, na MP de R$ 4,17…

1 dia atrás

Sem tempo para deputados, Zema apanha na Assembleia

O governo Zema já trocou de articulador político quatro vezes e, na estreia do quinto,…

1 dia atrás

Zema se arrisca ao tentar ser apenas o plano C de Bolsonaro

Por influência de novo marqueteiro, o governador Zema (Novo) desperdiça eventuais chances ao deixar de…

3 dias atrás

Sai Credit Suisse, entra Itaú

A dança de cadeiras é na Localiza Renta a Car, que trocou de "formador de…

4 dias atrás

Nunes Marques, do STF, e a agenda de Bolsonaro

Ao pedir vistas no caso Antônio Palocci (PT-SP), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribuna…

7 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!