Imagem ilustrativa, de novembro de 2020, do chamado Feirão Limpa Nome, da Serasa, na cidade de São Paulo. Crédito: Rovena Rosa/ Divulgação/Agência Brasil
Serasa Experian mostra que consumidor na idade entre 36 e 50 anos formam maior conjunto das vítimas de fraudes e golpes dos criminosos que agem em canais de operações financeiras eletrônicas. No mês passado, o Brasil acumulou 322.219 tentativas de fraude. Os bandidos, de posse de identidade de terceiros, tentam, então, agir em processos de abertura de contas e obtenção de cartões.
A Serasa constatou que 36% das tentativas foram contra pessoas naquela faixa etária. Na sequência, cidadãos entre 26 e 35 anos, representando 27,5%. Os jovens, portanto, lideram entre os alvos dos criminosos. Por região, a Sudeste liderou, com 52,2% dos casos.
A pesquisa apontou tentativas de fraude a cada nove (09) segundos. Veja AQUI matéria completa do Portal IG.
Cabe lembrar, entretanto, dados pesquisa de abril, publicada em junho no portal da Serasa. Mostravam uma tentativa de fraude a cada oito (08) segundos. O registro foi de 298.964 tentativas. Em abril de 2021, foram 298.342. Por ironia, portanto, estabilidade na comparação dos meses.
Os setores “mais impactados”, em abril último, foram bancos e cartões (54,4%), Financeiras (17,8%) e Serviços (13,7%). Aquela ordem seguiu em julho. Mas, de acordo com IG, “mais da metade” para o consolidado de bancos e cartões, seguido por serviços (12,9%) e varejo (10,5%).
Serasa surgiu como serviço d proteção ao crédito, em 1968. Foi criada por um pool de 50 bancos.
Na época da venda à Experian Company, da Irlanda, em 2007, a empresa tinha como principais acionistas o Itaú (32,23%), Bradesco (22,02%) e Unibanco (19,04%). Dois anos antes, em 2005, faturou US$ 240,75milhões.
A empresa, portanto, era o maior banco privado de dados de pessoas físicas e empresas América Latina para o item inadimplência. O Estadão reportou, na época do anúncio da venda, que a carteira da Serasa tinha, então, 300 mil clientes.
Experian, entretanto, aportou no Brasil em 2002. Operava com o nome Experian-Scorex.
Serasa Experian apresenta a controladora como como “líder mundial em serviço de informação” em mesma área de atuação: “etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança”. E destaca: “Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão”.
O mundo todo negocia com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) uma redução…
As vendas de veículos seminovos se consolidam como grande negócio para os resultados dos balanços…
O controverso presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, rifou o senador Rodrigo Pacheco, pré-candidato a…
Mudanças de gestores globais de ativos no capital social da Localiza (Localiza Renta a Car…
Embraer S.A. não leu a carta de voo do script do Partido dos Trabalhadores (PT).…
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG) vive o risco de imediato colapso da governança…